DOAR AGORA

CAPA Verê e CAPA Erexim organizam 1ª Reunião Virtual dos Grupos Gestores das Microrregiões Sudoeste do PR e Oeste de SC

CAPA Verê e CAPA Erexim organizam 1ª Reunião Virtual dos Grupos Gestores das Microrregiões Sudoeste do PR e Oeste de SC
18 de agosto de 2020 fld

Com as atividades presenciais comprometidas, devido à pandemia da COVID-19, e observando a necessidade de manter os Grupos Gestores informados sobre o andamento do ProjetoRede CAPA de Agroecologia – Semeando o Bem Viver, aconteceu, na manhã do dia 17 de agosto, a 1ª Reunião Virtual dos Grupos Gestores das Microrregiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB), e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). Busca ampliar a produção, o beneficiamento e a comercialização agroecológica, por meio do uso e da conservação da biodiversidade e da valorização da sociobiodiversidade, envolvendo comunidades indígenas e quilombolas, assentamentos da reforma agrária, grupos e organizações da agricultura familiar, de mulheres e de jovens.

As ações envolvem a implantação de Unidades de Referência, assessoria para a transição agroecológica, construção de espaços de gestão democrática com justiça de gênero e participação em espaços de incidência pública.

A reunião, organizada por Talita Slota Kutz e Ingrid Margarete Giesel, coordenadoras do CAPA Verê e do CAPA Erexim, respectivamente, abordou temas como: implantação e acompanhamento às 17 unidades de referência; realização de visitas técnicas às 20 unidades produtivas em transição/conversão agroecológica no Sudoeste; organização e planejamento das próximas reuniões dos grupos gestores; e oficinas técnicas de formação com grupos e públicos beneficiários de cada unidade de referência.

Como encaminhamento deste primeiro encontro, definiu-se a realização de uma Oficina Técnica, entre os dias 9 e 10 de setembro, sobre Conservação, Recuperação e Reprodução de Sementes Crioulas. A formação contará com a participação de André Emílio Jantara, assessor técnico da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia.

Pela Microrregião Sudoeste, estiveram presentes:  Irma Rothbarth Pereira, agricultora, conselheira do CAPA Verê e coordenadora do Comitê de Ética do Núcleo Sudoeste da Rede Ecovida; Andreia Fiorese Vansetto Soares e Felipe Grisa, da Assessoar; Francisca Benite, da Aldeia Palmeirinha Guarani; Joel Donazolo, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UTFPR/ Dois Vizinhos; Sidinei Pagno, presidente da Coocamp; e Gabriel Lima, Diego Kohwald e Silvonei Pontes, membros da equipe técnica do CAPA Verê. Já pela Microrregião Oeste, participaram: Roselei Wille, da Cooperanchieta; Pastor Marcos Sander, do Grupo de Palmitos; Pastora Neida Inês Altevogt Sander, conselheira do CAPA Erexim e integrante do Grupo de Palmitos; e Cleber Weschenfelder, de Guarujá do Sul, representante da Cooperflor.