DOAR AGORA

Feira de Sementes

Feira de Sementes
7 de outubro de 2019 fld

Evento tradicional na Região Sul do Rio Grande do Sul promove a preservação de sementes crioulas e troca de conhecimentos entre famílias agricultoras

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2019 aconteceu, no Ginásio Municipal de Canguçu (RS), a 9ª Feira de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. O evento, consolidado na região, era aguardado por agricultoras e agricultores, pois representa um espaço de encontro da agricultura familiar que, além da comercialização, também possibilita trocas e acesso a diferentes insumos.

Realizada a cada dois anos, a feira de sementes Crioulas é organizada pela Cooperativa União com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA – Núcleo Pelotas) e de outras entidades da região. Nesta edição, o evento contou com 100 bancas que expuseram variedades de alimentos, artesanatos, livros, farmácia caseira, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), raízes, rizomas, entre outros.

A FLD-CAPA também esteve com uma banca institucional e do projeto Ecoforte, dialogando com o público presente, realizando oficinas e distribuindo sementes e mudas. Por meio do projeto, três comunidades kilombolas do Rio Grande do Sul participaram do encontro – Algodão, de Pelotas, Tio Dô, de Santana da Boa Vista, e Monjolo, de São Lourenço do sul – além de agricultoras e agricultores familiares de Canguçu e de Pelotas.

A programação também contou com seminários, palestras e apresentações culturais, que ressaltaram a importância da preservação da agrobiodiversidade e dos recursos naturais da região.

O projeto Rede CAPA de Agroecologia, desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). 

Veja mais fotos: