DOAR AGORA

Indígenas da aldeia Ocoy firmam parceria com cooperativa da Reforma Agrária em São Miguel do Iguaçu

Indígenas da aldeia Ocoy firmam parceria com cooperativa da Reforma Agrária em São Miguel do Iguaçu
1 de dezembro de 2021 fld

Fidelino Tupã Barreto, presidente da Associação Comunitária Ocoy

Famílias da aldeia Ocoy, no município de São Miguel do Iguaçu (PR), firmaram parceria com a Cooperativa de Industrialização e Comercialização Camponesa (Coopercam). Desde o mês de abril de 2021, elas estão comercializando com a Cooperativa o excedente dos alimentos produzidos na comunidade. 

A produção é destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e parte do que é entregue fica na própria comunidade, compondo a merenda escolar fornecida às alunas e aos alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Nemoingo. 

A iniciativa da comercialização é um dos resultados do trabalho desenvolvido na comunidade por meio do projeto Rede CAPA de Agroecologia: Semeando o Bem Viver. Pelo projeto, foram implantadas na aldeia duas Unidades de Referência (URs) em Agrofloresta. 

A experiência nas URs despertou nas famílias envolvidas o entendimento de que era possível ampliar a produção de alimentos em seus próprios quintais. “Estou feliz que a nossa produção sai para fora e também que a nossa criançada a recebe. Isso trouxe algum recurso para nossa comunidade. Nosso povo está vendo que isso é importante”, afirmou o presidente da Associação Comunitária Ocoy, Fidelino Tupã Barreto. 

O projeto Rede CAPA de Agroecologia é desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). 

AÇÃO SOLIDÁRIA

Em julho deste ano, 630 quilos de banana e mandioca produzidos na aldeia Ocoy foram entregues às aldeias Avá-Guarani em Santa Helena e Itaipulândia por meio de uma ação de ajuda humanitária promovida pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL) e FLD-COMIN-CAPA. “Eu espero que a nossa comunidade goste de receber o alimento que sai aqui da aldeia Ocoy mesmo”, disse,  na ocasião da entrega, Fidelino Tupã.