A pedido das comunidades do Assentamento Sete Povos, em Honório Serpa (PR), e do Acampamento Mãe dos Pobres, em Clevelândia (PR), a FLD-CAPA Verê realizou duas oficinas sobre poda de árvores frutíferas. A atividade ocorreu no dia 3 de agosto, nos dois municípios do Sudoeste do Paraná, durante manhã e tarde.
Participaram camponesas e camponeses que cultivam nos lotes individuais e nas áreas coletivas onde estão implantadas Unidades de Referência (URs) de Sistemas Sustentáveis de Agroextrativismo. Sendo uma Agrofloresta e um Quintal Agroecológico, em Honório Serpa e Clevelândia, respectivamente.
A implantação das URs é parte do projeto Rede CAPA de Agroecologia, desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).
PARTICIPAÇÃO – As oficinas tiveram participação da juventude, “bastante ativa e interessada no processo de poda e de desenvolvimento das plantas”, afirmou a assessora técnica Lunamar Cristina Morgan. Segundo ela, as pessoas que participaram já tinham experiência com produção de frutíferas, no entanto, havia a necessidade de maior compreensão sobre a práticas de manejo de agrofloresta.
TEMAS ABORDADOS – Necessidade de podas, épocas corretas de serem feitas, ferramentas apropriadas e técnicas mais utilizadas e seguras. Na parte prática, foi feito manejo em videiras e cítricas com tesoura de poda e serrotinho.