Estão em fase de implantação as Unidades de Referência de Criação Animal no Sudoeste do Paraná. O objetivo do trabalho é resgatar raças tradicionais de frango seguindo princípios agroecológicos.
As unidades de referência estão localizadas nos municípios de Coronel Vivida, Renascença e Marmeleiro. Em Coronel, o trabalho está sendo feito na Aldeia Kaingang Passo Liso.
O trabalho é parte do projeto Rede CAPA de Agroecologia, desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).
As unidades agroecológicas de criação animal são contraponto ao sistema integrado de criação de aves. De acordo com o assessor técnico da FLD-CAPA Verê Silvonei Pontes, elas são adequadas à agricultura familiar pela adaptação, preservação e manutenção de raças. Também melhoram a segurança alimentar e são fonte de renda para as famílias agricultoras.
TROCA DE CONHECIMENTOS
Em outubro, foram entregues os kits para a construção dos galinheiros e também realizadas oficinas de introdução à produção de galinha caipira. Foram abordados temas como alimentação, manejo de raças, alimentação e consórcio de frutas com a criação das galinhas. Na primeira quinzena de dezembro, estão previstos ainda outros momentos de troca e aprendizagem.