DOAR AGORA

Resgate de raças de frango está em andamento no Sudoeste do Paraná

Resgate de raças de frango está em andamento no Sudoeste do Paraná
14 de novembro de 2021 fld

Estão em fase de implantação as Unidades de Referência de Criação Animal no Sudoeste do Paraná. O objetivo do trabalho é resgatar raças tradicionais de frango seguindo princípios agroecológicos. 

As unidades de referência estão localizadas nos municípios de Coronel Vivida, Renascença e Marmeleiro. Em Coronel, o trabalho está sendo feito na Aldeia Kaingang Passo Liso.

O trabalho é parte do projeto Rede CAPA de Agroecologia, desenvolvido no âmbito do Programa Ecoforte, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e realizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) junto aos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). 

As unidades agroecológicas de criação animal são contraponto ao sistema integrado de criação de aves. De acordo com o assessor técnico da FLD-CAPA Verê Silvonei Pontes, elas são adequadas à agricultura familiar pela adaptação, preservação e manutenção de raças. Também melhoram a segurança alimentar e são fonte de renda para as famílias agricultoras.

TROCA DE CONHECIMENTOS

Em outubro, foram entregues os kits para a construção dos galinheiros e também realizadas oficinas de introdução à produção de galinha caipira. Foram abordados temas como alimentação, manejo de raças, alimentação e consórcio de frutas com a criação das galinhas. Na primeira quinzena de dezembro, estão previstos ainda outros momentos de troca e aprendizagem.