A Coordenação da Associação de Catadores e Recicladores Assisense (ACRA), de São Francisco de Assis (RS), recebeu uma balança eletrônica com capacidade de até 500 kg, a partir do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD, em parceria com o MNCR/RS, e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
De acordo com o presidente da cooperativa, Adriano dos Santos Camargo, o equipamento terá um impacto significativo nos resultados do trabalho. “Não tínhamos controle do peso do material reciclável e do rejeito, e sempre ficamos na dependência de pagar para um atravessador para pesar. A balança é um excelente instrumento para melhorarmos a gestão de material”, comemora.
A mudança na ACRA vem de antes do recebimento da balança. Até cerca de um ano, a catação era feita em cima do lixão local, de forma individual, e depois de uma negociação com a prefeitura, esta contratou a cooperativa para fazer a Coleta Seletiva Solidária. O trabalho vem sendo realizado desde 30 de agosto de 2014.
Atualmente, 17 catadoras e catadores trabalham em um galpão próprio na coleta, triagem e comercialização dos materiais, em condições mais dignas e humanas.