O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) completou 15 anos no dia 7 de julho. Neste dia, em 2001, realizou-se a primeira Marcha Nacional, em Brasília (DF), com mais de 5 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis e integrantes da população de rua, pedindo justiça social, justiça ambiental e justiça econômica. O MNCR é parceiro da FLD no projeto Catadoras e Catadores em Rede, financiado pelo Programa Petrobras Socioambiental.
Matéria especial publicada no site www.mncr.org.br relata que “o MNCR tornou-se uma das principais ferramentas da categoria e da sociedade brasileira na luta pela defesa da natureza e pela inclusão social. As lutas pelo fim dos lixões, pelo fim do trabalho infantil, pelo reconhecimento e valorização da categoria ecoaram pelo Brasil, rompendo as fronteiras, tornando-se uma luta global pela vida, pelo planeta, revolucionando histórias.
A reciclagem passou a ser mais do que meramente a separação dos resíduos, tornando-se revolucionária na vida da sociedade, sendo uma das principais pautas socioambientais do Brasil e do Planeta, rompendo pesados estigmas e barreiras sociais com força de lei, nas quais o ser humano passou a ser o principal fator em discussão e não apenas os resíduos.
O MNCR foi além, desde as lutas pelo reconhecimento da profissão, saltando para a gestão integrada dos resíduos, a educação ambiental, coleta seletiva solidária, Redes de cooperativas com vendas conjuntas ou ainda o beneficiamento dos materiais recicláveis lutando, agora, pela Reciclagem Popular, pelo Resíduo Zero, unificando as lutas e os povos do mundo”.