DOAR AGORA

REDE CAPA DE AGROECOLOGIA: Semeando o Bem Viver

REDE CAPA DE AGROECOLOGIA: semeando o bem viver busca ampliar a produção, beneficiamento e comercialização agroecológica, por meio do uso e da conservação da biodiversidade e da valorização da sociobiodiversidade, envolvendo comunidades indígenas e quilombolas, assentamentos da reforma agrária, grupos e organizações da agricultura familiar, de mulheres e de jovens. As ações envolvem a implantação de Unidades de Referência , assessoria para a transição agroecológica, construção de espaços de gestão democrática com justiça de gênero, participação em espaços de incidência pública.

Atuação

A atuação se dá em diferentes territórios em que o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) está presente, nos biomas Pampa e Mata Atlântica, nas microrregiões do sudoeste e oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul.

Fundação Luterana de Diaconia (FLD)

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) atua em todo o território nacional, por meio da execução e apoio a projetos, nas áreas de justiça socioambiental, justiça econômica e defesa de direitos. Sustenta sua atuação, estratégica e politicamente, na Gestão Democrática com Justiça de Gênero. (www.fld.com.br)

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) está presente nos estados do RS, SC e PR, onde trabalha com grupos e famílias da agricultura familiar, comunidades quilombolas, comunidades indígenas e organizações e cooperativas de produção e beneficiamento. Sua atuação se dá na assessoria direta em diversas áreas, incluindo produção agroecológica, desenvolvimento de espaços de comercialização e na certificação participativa. (www.capa.org.br)

Rede CAPA

A Rede CAPA, que envolve os biomas Mata Atlântica e Pampa, é integrada por núcleos do CAPA, associações, cooperativas, grupos e instituições comprometidas com o tema da agroecologia. Sua gestão se dá em formato de colegiado, com participação em espaços de incidência pública, entre os quais conselhos de desenvolvimento rural, conselhos de meio ambiente e conselhos de assistência social.

Notícias

Boletins Informativos

Boletim Informativo
ANO I – Nº 02
11 de Setembro / 2020

Boletim Informativo
ANO I – Nº 01
26 de Fevereiro / 2020