A Rede Ecumênica da Juventude (REJU) promoveu, entre os dias 6 e 8 de dezembro, a Conferência da Juventude Ecumênica: Promover direitos, fortalecer conquistas. O encontro articulou grupos das cinco regiões do país, com o objetivo de sinalizar as violações de direitos juvenis, de refletir sobre os direitos e as políticas públicas de juventudes no Brasil e de incidir politicamente na II Conferência Nacional da Juventude (9 a 12 de dezembro, em Brasília, Distrito Federal). A FLD vem trabahando em parceria com a REJU.
Outro ponto foi da conferência ecumênica foi definição de diretrizes para sua em 2012, que determinou quatro eixos específicos:
Eixo 1 – Juventude e justiça socioambiental;
Eixo 2 – Superação das intolerâncias;
Eixo 3 – Consolidação e fortalecimento das regionais;
Eixo 4 – Juventude, arte e cultura. O texto completo está disponível abaixo, para download.
Daniel Souza, facilitador nacional da rede, disse que o encontro representou “uma etapa relevante para a juventude ecumênica em seu fortalecimento e incidência pública”. Ainda, de acordo com Souza, muito significativa foi a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e integrante da comissão organizadora da Conferência Nacional, Gabriel Medina, que assessorou o painel sobre Políticas Públicas de Juventude.
No final da conferência, os participantes divulgaram a Carta de Brasília, que serviu como subsídio para a participação dos “rejuzeiros” na Conferência Nacional de Juventude.