A FLD, através do seu secretário executivo, Carlos Bock, participou da quarta edição do Curso Internacional em Gestão de Riscos de Desastres Climáticos, realizado de 1º a 10 de outubro, em Bangkok, na Tailândia. O curso reuniu 26 representantes de organizações governamentais e não governamentais, de 15 países diferentes.
“As sessões interativas combinaram o aprendizado em termos de gestão de riscos climáticos, redução de riscos de desastres e desenvolvimento de setores em uma só plataforma, destinada a atender fragilidades dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável – em áreas urbanas e rurais”, relatou Carlos Bock.
Entre diversos objetivos, o encontro buscou capacitar os/as participantes para a discussão de sistemas, ciências e questões sociais relacionadas à mudança climática e sua conexão com graves eventos causados pelo clima. Além das sessões interativas, foram compartilhadas boas práticas e lições aprendidas em diferentes contextos.
“Com certeza, foi possível desenvolver uma série de capacidades para o desenvolvimento de iniciativas que envolvem Projeto/Programa/Ação em situações de gestão e redução de riscos”, avaliou o secretário executivo da FLD.
A FLD vem se capacitando na área de emergências, com o apoio da organização Ajuda da Igreja da Noruega (AIN), a partir da sua ligação com a Aliança ACT, que atua com ajuda humanitária, desenvolvimento e incidência.
Da AIN, estiveram presentes no curso o coordenador para a América Latina, Arne Dale, e o coordenador internacional do Programa de Mudanças Climáticas, Claes Book.
Fotos: Asian Disaster Preparadness Center