Cerca de 150 pessoas participaram do II Concerto da Solidariedade, realizado no sábado, dia 31 de agosto, no templo da Comunidade Evangélica de Nova Trindade, em Nova Petrópolis (RS), com a apresentação da Camerata Ivoti. Além de oferecer boa música, o evento, organizado pelo Sínodo Nordeste Gaúcho e a FLD, junto com a comunidade luterana local, divulgou a Rede de Comércio Justo e Solidário, projeto da FLD que promove a Economia Solidária.
A proposta é aproximar grupos de geração de trabalho e renda a comunidades luteranas, potencializando processos educativos e de sensibilização para a adoção de hábitos e de consumo sustentáveis.
Ainda, dentro do projeto, a FLD tem programadas atividades de formação para os grupos participantes, no que se refere à qualificação da gestão, produção e comercialização, entre outros. A oferta feita pelas pessoas presentes será destinada para apoiar as atividades de formação.
A Rede de Comércio Justo e Solidário foi lançada por ocasião do Dia da Igreja 2012 do Sínodo Nordeste Gaúcho, em Igrejinha (RS). Desde então, o sínodo vem contratando alguns serviços, como a preparação de coquetéis – entre estes, o do próprio concerto, marcando o lançamento do Dia da Igreja 2014 – que será realizado exatamente daqui a um ano, 31 de agosto, em Nova Petrópolis. O tema e lema escolhidos são: Diaconia e “Servir e ser feliz”.
O pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Altemir Labes, e a presidente da Comunidade Evangélica da Trindade, Ladi Senger, recepcionou o público e as autoridades presentes: o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, o secretário de Administração, Jorge Eduardo Loesch, a pastora vice-sinodal, Tânia Cristina Weimer, a presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Maria Elisabete Augustin Collet, o diretor do Instituto Superior de Educação Ivoti, Manfredo Wacks, entre outras.