Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Always Active
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.

No cookies to display.

Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.

No cookies to display.

DOAR AGORA

Pais, mães, educadores/as: uso seguro da Internet para crianças e adolescentes

Pais, mães, educadores/as: uso seguro da Internet para crianças e adolescentes
10 de fevereiro de 2013 zweiarts

Uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil 2012 comprova que a Internet está cada vez mais presente no cotidiano de meninos e meninas. No Brasil, 70% das crianças/adolescentes têm perfil próprio nas redes sociais, sendo que o uso é intenso mesmo entre as crianças com menos de 13 anos (dos atuais 80 milhões de usuários de Internet no Brasil, 12% têm entre 6 a 14 anos, segundo dados da ComScore/2010). Realizada pela primeira vez em 2012, a pesquisa TIC Kids Online Brasil (disponível em http://www.cetic.br/usuarios/kidsonline/index.htm)…  foi feita com adolescentes de 9 a 16 anos, com o objetivo de medir as oportunidades e os riscos relacionados ao uso da Internet. As entrevistas foram realizadas com as próprias crianças e os adolescentes e também com seus pais/responsáveis.

Os riscos online preocupam: a maioria desses jovens coloca em seu perfil foto que mostra claramente seu rosto (86%) e deixa seu sobrenome exposto (69%), podendo navegar nas redes sociais quando quiser, sem acompanhamento dos pais (63%). Entre crianças de 9-10 anos, 6% já tiveram contato na Internet com alguém que não conhecia pessoalmente; entre 11-16 anos, este número sobe para 26%.

Por ocasião do Dia Mundial da Internet Segura, celebrado no dia 5 de fevereiro, a SaferNet Brasil, responsável pelas comemorações locais,  lançou um site exclusivo para adolescentes sobre o uso seguro da web. Disponível no endereço http://netica.org.br/adolescentes, o portal interativo oferece ao público adolescente e jovem noções de segurança e autocuidado na rede. Cartilhas lúdicas trazem dicas de uso e de alertas para a navegação: Helpline, Saferdic@as, Guia de uso responsável da Internet/GVT, Bullying não é brincadeira (ciberbullying é um dos maiores problemas indicados pelos/as usuários/as), Direitos Humanos do menino Maluquinho, por Ziraldo, e Segurança em redes sociais. Os/as educadores podem usar as vídeo-aulas “Promovendo os Direitos de Crianças e Adolescentes no Ciberespaço” como recurso educacional para incluir a temática em sala de aula (http://new.netica.org.br/educadores/videos/videos)…

O diretor de prevenção da SaferNet Brasil, psicólogo Rodrigo Nejm, chama atenção para necessidade de oferecer condições para que crianças e adolescentes possam navegar com segurança. “Precisamos lembrar que facilidade para usar a rede não significa, automaticamente, que este público esteja amadurecido e tem condições de auto avaliação crítica sobre os limites. Mediar a navegação e estabelecer limites não é proibir, mas, pelo contrário, estimular o exercício responsável da liberdade e autonomia também na internet. Estes estímulos podem vir da escola, da família, das empresas de internet e das políticas públicas, sites educativos, de forma complementar e não exclusiva”.

Fonte: http://www.safernet.org.br/site/institucional