O Asilo Pella Bethania, instituição diaconal vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), sofreu inúmeros danos com o ciclone que atingiu parte do Rio Grande do Sul no dia 6 de novembro. Em cinco minutos, árvores foram arrancadas, postes e fios de luz estavam no chão, vários dos lares e dos prédios da instituição tiveram telhas quebradas e a falta de energia elétrica parou diversas atividades. Logo após o evento, na sexta-feira, duas pessoas da FLD se deslocaram até o local, para verificar os estragos e conversar com a diretora geral, Joni Roloff Schneider. A atuação em Emergências é uma das áreas prioritárias da Fundação Luterana.
“Com a falta de luz, muitas internas e internos não puderam tomar banho, o café da manhã e almoço tiveram que ser improvisados, corremos o risco de perder grande parte do estoque de alimentos que estão nos freezers, tivemos que contratar um gerador externo para as necessidades mais urgentes”, relatou a diretora. Ao mesmo tempo, constatar que nada aconteceu com as funcionárias e funcionários e moradoras e moradores foi um grande alívio.
O Pella Bethania acolhe 176 pessoas, entre 15 e 95 anos, a maioria com deficiência (retardo mental, problemas psiquiátricos, síndrome de Down e outras patologias). Uma equipe multidisciplinar integra desde cuidadoras e cuidadores, enfermeiras, psicóloga até uma professora de teatro. As moradoras e os moradores recebem atenção 24 horas por dia.
Recentemente, foi dado início a uma série de reformas, devido às condições de algumas das instalações e prédios. Depois do que aconteceu ontem, muita coisa que havia sido conquistada precisa ser refeita. “Tínhamos acabado de mudar a empresa fornecedora de energia e esta recém terminou a instalação de postes, fios e iluminação por toda a área. Agora, vamos ter que recomeçar praticamente do zero”, disse Joni. “Com o orçamento apertado, cada pequena coisa que alcançamos é uma vitória. Tudo se valoriza”, lembrou. “É triste ver tanta coisa destruída.”
A tristeza não vai impedir, no entanto, que o Pella Bethania celebre no domingo, dia 9, 122 anos de existência. “Faz meses que as pessoas estão esperando e, hoje, passado o susto maior, a grande preocupação era se a festa iria ser cancelada ou não. Mas vai acontecer, com toda certeza.”
Você pode ajudar na reconstrução. Doações em dinheiro podem ser feitas através das contas da instituição, conforme o link http://www.pellabethania.com.br/projetos.php
Banco do Brasil
Ag.: 0671-8
Conta: 02123-7
Cód. Identificador: 97.837.561/0001-81
Sicredi
Ag.: 0119
Conta: 06134-4
Banrisul
Ag.: 0950
Conta: 06001704.0-1
Cód. Identificador: 19
Caixa Econômica Federal
Ag.: 0519
Conta: 013 – 60.063-0
Vale lembrar que até o final do ano, empresas que doarem para o Pella Bethania via o Fundo Nacional do Idoso recebem desconto no imposto de renda, e até março do ano que vem, pessoas físicas: a Lei Federal Nº 12.213, de 20 de janeiro de 2010, instituiu o Fundo Nacional do Idoso e autorizou pessoas físicas e jurídicas deduzirem parte do imposto de renda devido para instituições que trabalham com idosos. No site da instituição é possível encontrar o passo a passo para fazer a doação.
Saiba mais
A chuva forte, aliada a grandes rajadas de vento, atingiu várias partes do RS na tarde de quinta-feira (6), causando diversos prejuízos. Segundo a Brigada Militar, entre Taquari, Triunfo e Tapera, há casas destelhadas, alagamentos e queda de árvores e postes, que ocasionaram falta de energia elétrica para mais de 11 mil moradores.