Através do projeto Pampa, executado pela FLD na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foram realizadas duas oficinas de Economia Solidária, dando continuidade a uma série de atividades previstas para a região.
No dia 12 de agosto, a oficina ocorreu no município de São Francisco de Assis, contando com a presença de representantes do Assentamento de Reforma Agrária Jaguari Grande, Cooperativa Mista de Produtores Familiares Jeito Caseiro, Casa do Artesão, Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis e Emater/RS.
No município de Alegrete, a oficina foi desenvolvida no dia 14 de agosto, com a participação de representantes da Casa do Artesão, Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares (Apafa), Associação dos Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Appha), Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (Cocarsal), Secretaria do Meio Ambiente e Fundação Gaucha do Trabalho e Ação Social.
Os encontros foram conduzidos pela professora Eliandra Gomes Marques, mestranda em Educação, com ampla experiência no tema. Por meio de dinâmicas de grupo, ela motivou a reflexão e discussão sobre como estão sendo ou podem ser aplicados os princípios da Economia Solidária no funcionamento de empreendimentos de geração de trabalho e renda.
Realizadas a partir da proposta do projeto Pampa, as oficinas buscam o fortalecimento dos grupos e sua articulação em redes, com perspectiva da facilitação da produção e comercialização dos produtos característicos do bioma Pampa, bem como sua maior valorização.