Ato ecumênico denuncia impactos ambientais e pede fim da construção de barragens

Rio Uruguai: divisa entre Brasil e Argentina (Porto Mauá –
Alba Posse)

Hoje, dia 14 de março, é o Dia Internacional de Luta contra as Barragens. Em alusão a essa data, ocorreu no dia 12 de março, no município de Alba Posse, na Argentina, um ato ecumênico internacional em favor do Rio Uruguai e contra os projetos das barragens binacionais Garabi e Panambi. A IECLB e a Diocese de Santo Ângelo da Igreja Católica, juntamente com Igrejas parceiras da Argentina, realizaram uma celebração às margens do rio, expressando seu compromisso junto às famílias ameaçadas pelos projetos e denunciando as violações de direitos humanos e também os impactos ambientais que acabarão por atingir o Rio Uruguai.

Representantes de movimentos sociais, povos indígenas e comunidades atingidas expressaram seu repúdio a essa proposta energética que beneficia somente grandes empresas, não levando em consideração as comunidades que vivem junto aos rios e a sua biodiversidade. A FLD esteve presente, juntamente com a pescadora Alba Maria Monteiro da Silva e o pescador Carlos Adriano Leite de Almeida, da Associação de Pescadoras e Pescadores Profissionais Artesanais de Uruguaiana que, representando o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, manifestaram sua preocupação e apoio à luta pelos rios livres e vivos.

Avatar photo
Assessoria de Comunicação FLD
A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil que defende o direito à existência com vida boa de toda a diversidade. Atua junto a grupos e comunidades promovendo e assessorando ações em agroecologia, cultura, economia solidária, justiça de gênero e étnico-racial, direitos humanos e terra e território.