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Iniciativas da FLD serão certificadas no Prêmio FBB de Tecnologias Sociais

Iniciativas da FLD serão certificadas no Prêmio FBB de Tecnologias Sociais
11 de julho de 2019 zweiarts

Melhoria de renda por meio de Tecnologias Sociais Integradas

Duas iniciativas da FLD serão certificadas pela Fundação Banco do Brasil no Prêmio FBB de Tecnologias Sociais 2019: “Melhoria de renda por meio de Tecnologias Sociais Integradas” e “Tecnologias sociais como espaços pedagógicos no pátio da escola”. A divulgação da certificação foi feita pela FBB dia 10 de julho.

As iniciativas foram implementadas junto a famílias assentadas e junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, ambas no assentamento de reforma agrária Santa Maria do Ibicuí, no município de Manoel Viana, na fronteira oeste do RS. Resultaram de ações viabilizadas pelo projeto Pampa, executado pela FLD no período de 2013 a 2018, com apoio da agência alemã Pão para o Mundo (PPM).

A iniciativa Melhoria de renda por meio de Tecnologias Sociais Integradas envolve práticas de conservação, como adubação verde e uso de sementes crioulas, uso de pó de rocha, biofertilizantes e preparados caseiros, implantação de quebra-ventos e faixas de cultivo, manejo do capim annoni com pastoreio rotativo e aplicação de biofertilizante com tração animal, implantação de cisterna de placas e biodigestor que fornece gás para fogões de três casas. Contou com a colaboração da família Jhan e das organizações Amigos da Terra (RS), Capina (RJ) e Diaconia (PE).

A iniciativa Tecnologias sociais como espaços pedagógicos no pátio da escola envolveu a Direção, professoras, professores e estudantes da EEEF Paulo Freire que implantaram seis tecnologias sociais no pátio escolar e desenvolveram, sobre elas, planos de aula, a partir de um processo coletivo de construção do conhecimento. Contou com a colaboração da EEEF Paulo Freire e das organizações IPEP (RS) e Amigos da Terra (RS). As tecnologias sociais implantadas foram cisterna de ferrocimento, círculo de bananeiras, fossa ecológica, leito de evapotranspiração, horta e pomar. O processo resultou na publicação coletiva “Aprendendo agroecologia no pátio da escola”, disponível no site do Projeto Pampa.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio da FBB tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, em âmbito local, regional ou nacional, que sejam eficazes na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Tecnologias sociais como espaços pedagógicos no pátio da escola