Na quinta-feira, dia 4 de abril, acontece o lançamento do documentário “Mulheres Araucárias”, às 19h30, no Museu Paranaense (MUPA). “Mulheres Araucárias” conta as vivências de luta, resistência e esperança de Maria, Jociele e Tayla, três gerações de mulheres Kaingang que “caminham” desde o território indígena no Paraná até a III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em 2023, em Brasília (DF).
O documentário conecta as mulheres Kaingang e as árvores de araucárias na resistência aos projetos de morte nos territórios indígenas no bioma Mata Atlântica. Com protagonismo de mulheres Kaingang nas falas e também na produção, “Mulheres Araucárias” é um convite para conhecer e reconhecer o importante papel das mulheres Kaingang e das araucárias na defesa da vida e dos territórios.
Estarão presentes no lançamento as três protagonistas e duas produtoras indígenas do documentário. Haverá também pessoas do Território Indígena de Mangueirinha, do município de Mangueirinha (PR), e da Aldeia Kakané Porã, localizada em Curitiba (PR).
“Mulheres Araucárias” faz parte do projeto Moviracá: direito à terra indígena, fruto da parceria entre o Movimento Indígena e a Fundação Luterana de Diaconia-Conselho de Missão entre Povos Indígenas (FLD-COMIN), financiado pela União Europeia (UE).
Após a exibição, o documentário estará disponível no canal do Youtube do COMIN.
Serviço
O quê: Lançamento do documentário Mulheres Araucárias
Quando: 4 de abril de 2024, 19h30
Onde: Museu Paranaense – MUPA (Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba/PR)
Contato:
Daniela Silva Huberty – Coordenadora de Comunicação da FLD
comunicacao@fld.com.br (55) 99959-9842