DOAR AGORA

Seminário internacional debate inovação em sistemas alimentares e sustentabilidade e conta com a participação de representantes de 25 países

Seminário internacional debate inovação em sistemas alimentares e sustentabilidade e conta com a participação de representantes de 25 países
13 de junho de 2024 Comunicação FLD
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

Entre os dias 5 e 7 de junho, Francisco Beltrão (PR) sediou o Seminário Internacional de Inovação em Sistemas Alimentares e Finanças Sustentáveis. O evento aconteceu na sede da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e contou com a participação de representantes de 25 países, que debateram sobre os desafios e oportunidades para uma agricultura sustentável.

A FLD, através do seu programa CAPA, e a Rede Ecovida de Agroecologia apresentaram o trabalho que vem sendo desenvolvido para promover o empoderamento das famílias agroecologistas nos processos de inovação em sistemas alimentares, através do Projeto Innova Ecovida.

Pautado em três temas principais: Financiamento da adaptação e mitigação das mudanças climáticas na agricultura; Transformação dos sistemas alimentares para uma agricultura sustentável e resiliente; e Empoderamento das organizações dos produtores por meio da inovação e conhecimento local na agricultura; nos dias 5 e 6, o seminário foi composto por paineis e trabalhos em grupo e, no último dia, aconteceram visitas à campo para conhecer iniciativas que já estão sendo desenvolvidas no Brasil.

Os sistemas alimentares, ou seja, tudo o que tem relação com a maneira de produzir, distribuir, comercializar e consumir alimentos, contribuem diretamente para as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, apresentam grande vulnerabilidade aos seus impactos, levando à redução de produtividade e à perda da biodiversidade, afetando diretamente e com mais intensidade famílias agricultoras familiares, pescadoras e pescadores, povos indígenas e comunidades tradicionais, extrativistas, mulheres, juventudes e crianças.

Para atender a esse desafio, debates e iniciativas que possam impulsionar a adoção de práticas sustentáveis e soluções inovadoras para uma agricultura sustentável e resiliente se tornam imprescindíveis. A valorização do conhecimento tradicional, da colaboração em redes e o desenvolvimento da capacidade de influenciar políticas locais são aspectos importantes no fortalecimento das famílias agricultoras e na promoção do seu protagonismo para o desenvolvimento sustentável, garantindo a sustentabilidade ambiental, a produção de alimentos saudáveis, a segurança e soberania alimentar, a mitigação das mudanças climáticas e a busca pela equidade social.

Luiz Hartmann, coordenador técnico do Innova Ecovida e assessor de FLD-CAPA, apresentou as ações desenvolvidas através do Projeto Innova Ecovida no painel “Empoderamento das organizações dos produtores por meio da inovação e conhecimento local na agricultura”. Hartmann frisou a importância do protagonismo das famílias agricultoras na inovação para desenvolver uma agricultura sustentável. “Participamos diretamente no seminário apresentando as experiências que estão sendo realizadas através do Projeto Innova Ecovida, mostrando como se organizam os processos e as dinâmicas de trabalho na perspectiva de ter as famílias agricultoras como protagonistas na inovação por uma agricultura sustentável. Debatemos também outros temas importantes, como a questão das emergências climáticas, processos de inovação na agricultura, acesso ao crédito para promover a agroecologia, o pagamento por serviços ambientais, entre outros”, explica.

O objetivo principal do seminário foi discutir iniciativas que possam ajudar a construir ações de fortalecimento da organização social das famílias agricultoras, através da ajuda mútua entre pares que, a longo prazo e de forma estrutural, possam fortalecer processos de transformação eficientes, inclusivos e democráticos para estimular o seu desenvolvimento sustentável.

16. Foto sem credito

Promoção do evento

O seminário foi promovido pela Cresol em parceria com a Agricord, aliança global de 13 agências agrícolas mandatadas por organizações de agricultoras e agricultores e suas cooperativas de países da África, Ásia, Canadá, União Europeia e América Latina, no âmbito da Assembleia Geral da Agricord.

Projeto Innova Ecovida

O projeto Innova Ecovida é executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) com a Rede Ecovida de Agroecologia, e compõe o programa global ‘Organizações de agricultores líderes em pesquisa e inovação em agroecologia para sistemas alimentares sustentáveis’, chamado de FO-ledR&I. O projeto é apoiado pela União Europeia (UE) e Organização de Estados da África, Caribe e Pacífico (OACP), por meio do instituto Infocos Agri-Agência.

loodgieter den haag