Somos FLD: uma nova marca para reafirmar nossa missão

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) inicia um novo capítulo na sua história com o lançamento da nova marca institucional.
Buscar ares de mudanças é um movimento natural em histórias que seguem em constante crescimento e com a FLD não foi diferente. O reposicionamento nasce da caminhada conjunta com o COMIN e o CAPA, que desde 2018 integram a organização como programas, ampliando e fortalecendo a atuação baseada na Diaconia Transformadora.
A nova marca da FLD foi construída de forma participativa, por meio de conversas, trocas, escuta, cuidado e apoio de muitas pessoas. Ela reflete a diversidade que compõe a organização, valoriza o legado de cada trajetória e reafirma o compromisso de transformar projetos de vida.
O conceito que sustenta esse reposicionamento é #SomosFLD — uma expressão que celebra a pluralidade de histórias, lutas e caminhos que se encontram na missão de defender o direito à existência com vida boa de toda a diversidade.
A nova marca mantém a sua ciranda, mas a deixa mais aberta, como um convite para que mais modos de existir entrem nessa roda também. Além disso, adiciona a ela um pássaro, que representa a diversidade, e dois planos circulares, que representam terra e território. O lilás permanece como a cor principal e encontra seu equilíbrio nas cores laranja e verde, que o complementam.
Com a nova marca, a FLD também apresenta seu site reformulado, uma nova presença nas redes sociais e materiais de comunicação atualizados, alinhados ao desejo de fortalecer o pertencimento e ampliar a roda de partilha, solidariedade e mobilização.
Através de uma comunicação planejada para dialogar com diferentes públicos e territórios, a nova marca busca reforçar o reconhecimento institucional, fortalecendo a posição da FLD como organização de referência e comprometida com a defesa de direitos.
A campanha #SomosFLD nasce para celebrar a diversidade de pessoas e territórios que fazem a FLD. É uma oportunidade de reafirmar um compromisso coletivo, construído a partir de histórias, lutas e práticas que até aqui tiveram ações diversas, mas que sempre compartilharam um mesmo objetivo: promover justiça, dignidade e vida boa para todas as pessoas. Sendo um conceito simples, mas estratégico. Que carrega em si a força simbólica da comunhão e do pertencer.
“A FLD apresenta sua nova marca e identidade institucional. Inspirada na Diaconia Transformadora, na atuação social, na educação libertadora e na história da organização, a nova marca impulsiona os programas, projetos e iniciativas a partir de parcerias com muitos coletivos diversos de gentes e territórios. Uma nova marca para que todas as existências vivam com respeito e dignidade.”
Cibele Kuss, secretária executiva da FLD
Agir de forma articulada e amorosa a favor da transformação social
Com uma atuação plural, a FLD desenvolve seu trabalho percorrendo seis áreas temáticas, porque as desigualdades e injustiças exigem respostas integradas e coletivas. Trabalhar de forma interconectada possibilita enfrentar problemas estruturais de maneira ampla e eficaz, sempre ao lado das comunidades e grupos que lutam por um mundo mais justo. São as áreas:
- Agroecologia
- Cultura
- Direitos Humanos
- Economia Solidária
- Justiça de Gênero e Étnico-Racial
- Terra e Território
Os projetos e ações da organização são realizados por meio de quatro programas, que mobilizam, transformam e trazem protagonismo para os diversos públicos com os quais a FLD atua. São eles: Programa CAPA de Agroecologia, Programa COMIN de Defesa de Direitos, Programa de Educação Antirracista e Programa de Pequenos Projetos, além da iniciativa Nem Tão Doce Lar.

Comunicar continuidade e renovação é o que se buscou traduzir nesta nova fase da FLD. Tanto na construção da nova marca como na campanha, manteve-se sempre como primordial a memória viva da organização para o seu público de maneira acessível e significativa.
Somos muitas lutas
Somos muitos caminhos
Somos tantas histórias
SOMOS FLD