Projeto Innova Ecovida participa da 43ª edição da REAF Mercosul em Manaus

Entre os dias 1 e 4 de setembro de 2025, a capital amazonense recebeu discussões sobre o futuro da agricultura familiar na América Latina, com a realização da 43ª Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). O projeto Innova Ecovida participou da atividade e apresentou um modelo de trabalho que coloca as famílias agricultoras como protagonistas na resposta à emergência climática.

Sob o tema ‘Mudança climática, adaptação e sistemas agroalimentares resilientes na Agricultura Familiar Camponesa e Indígena’, o evento reuniu ministras e ministros, autoridades e diversas organizações para discutir a temática. O convite ao Innova Ecovida reforça a relevância de metodologias que não apenas geram resultados técnicos, mas que promovem o envolvimento direto das famílias no campo, fundamentando a criação de políticas públicas mais assertivas e territorializadas.

A participação do Innova Ecovida teve como objetivo apresentar sua experiência de ação em pesquisa e inovação em agroecologia, destacando, principalmente, os elementos metodológicos que alicerçaram a geração de impactos nos territórios. “Apresentamos a estrutura metodológica de gestão participativa do projeto, construída junto com as famílias agricultoras, subsidiada pela concepção Latino Americana – Campesina a Campesino/Campesino a Campesina – Cac, que coloca as pessoas camponesas como sujeitas e sujeitos transformadores e transformadores de suas realidades de vida. 

A intencionalidade das ações foi determinada a partir da elaboração de planos de pesquisa, que orientaram a construção social de conhecimentos. Os resultados alcançados mostram a importância de firmar base metodológica assertiva, sendo fator primordial para promover a massificação dos processos de transição, contribuindo na construção de respostas ao enfrentamento às emergências climáticas”, explica Luiz Hartmann, assessor técnico da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e coordenador projeto Innova Ecovida.

Para as pessoas organizadoras e delegadas do Mercosul, a experiência do projeto é mais um elemento que serve como base para orientar governos na formulação de políticas com maior eficiência para a sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica para quem produz.

A programação incluiu também debates sobre acesso à terra, agroecologia, mudanças climáticas, igualdade de gênero e juventude rural, além da apresentação do Plano de Ação da REAF para a COP30, do Plano Clima Brasil e de iniciativas de intercâmbio regional em agroecologia.

COP30

A REAF em Manaus ocorre em um momento importante de articulação para a COP30, que será realizada em Belém (PA). O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, destacou que o modelo ideal de agricultura para a região deve proteger o extrativismo sustentável e recuperar áreas degradadas. “A agricultura familiar é central para a soberania alimentar e para uma agricultura regenerativa que possa recuperar o meio ambiente”, afirmou o ministro durante o evento.

Nesse contexto, o trabalho do projeto Innova Ecovida ganha ainda mais relevância. Ao envolver as famílias agricultoras em processos de inovação e conservação de ecossistemas, o projeto antecipa algumas soluções que o mundo buscará na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Conselho Regional e a Carta de Manaus

O secretário técnico da REAF, Lautaro Viscay, pontuou que a reunião permitiu a construção de consensos onde a reforma agrária e a conservação de ecossistemas são vistas como respostas concretas para a mitigação climática.

Ao final do encontro, as organizações publicaram uma carta conjunta que reafirma o compromisso dos países sul-americanos em colocar a agricultura familiar e camponesa como central na transição agroecológica. A presença do projeto Innova Ecovida na programação oficial reforça que políticas públicas são mais eficientes quando construídas em diálogo com quem vive e trabalha na terra.

Com o encerramento das atividades em Manaus, as metodologias apresentadas pelo projeto Innova Ecovida agora integram o repertório de boas práticas do Mercosul, servindo de base para o intercâmbio regional em agroecologia e para o fortalecimento de ações para o enfrentamento à crise e às mudanças climáticas.

Projeto Innova Ecovida

O projeto Innova Ecovida é executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do Programa CAPA de Agroecologia, com a Rede Ecovida de Agroecologia e compõe o programa global ‘Organizações de agricultores líderes em pesquisa e inovação em agroecologia para sistemas alimentares sustentáveis”, chamado de FO-ledR&I. O projeto é apoiado pela União Europeia (UE) e Organização de Estados da África, Caribe e Pacífico (OACP), por meio do instituto Infocos Agri-Agência.

 

#FLD #CAPA #RedeEcovida #SoberaniaAlimentar #FOLedResearch #Agroecología #InvestigaciónFOLed #AgriculturaParaElFuturo #AgricultoresInnovanJuntos #SeguridadAlimentaria #SPDH

 

* Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário