Manejo agroecológico fortalece produção animal sustentável em territórios indígenas no Paraná
Projeto OPANÁ tem contribuído para impulsionar o uso de técnicas agroecológicas de produção e manejo animal nos 32 territórios indígenas do oeste e litoral do estado que fazem parte da iniciativa.
Ana PaulaEncontro de mulheres kilombolas discute desafios cotidianos e fortalece a sua identidade
O encontro é um momento de fortalecimento, escuta e acolhida para discutir temas da vida das mulheres kilombolas
Rocheli WCursos de produção de sementes fortalecem a autonomia de famílias agricultoras
Construção de conhecimentos em produção de sementes de hortaliças e na conservação da biodiversidade fortalece o trabalho e a resistência dessas populações.
Rocheli WProjeto OPANÁ recebe mais de mil mudas de plantas medicinais para as comunidades indígenas do Paraná
A doação, feita pelo Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, é a primeira de um total de três que estão previstas para serem realizadas durante o projeto.
Ana PaulaEm 3 anos de atuação, projeto AVA apoiou 1,2 mil pessoas agricultoras no norte e noroeste de Mato Grosso
O projeto foi executado pelo ICV, Capina e FLD com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de sistemas alimentares justos, resilientes e inclusivos na Amazônia mato-grossense.
Comunicação FLDEdital FLD 2024: Justiça de Gênero
Por meio do edital, a FLD busca apoiar projetos que contemplem ações de enfrentamento e superação da violência de gênero, doméstica e familiar, com promoção da justiça de gênero, justiça étnico-racial e justiça socioambiental.
Comunicação FLDFLD recebe Prêmio de Direitos Humanos da Associação dos Procuradores do Estado do RS
Certificado de primeiro lugar pelo trabalho “Política de Justiça de Gênero – Nem Tão Doce Lar” foi entregue em cerimônia realizada em Porto Alegre (RS).
Comunicação FLDComunidades Guarani do Oeste do Paraná fortalecem territórios com plantio de árvores frutíferas e nativas
Povo Guarani fortalece territórios com plantio sustentável no Oeste do Paraná. Comunidades Avá Guarani do Oeste do Paraná promovem sustentabilidade ao plantar mais de 3 mil mudas de árvores nativas e frutíferas.
Fabio FLDSistemas Indígenas de Produção Agroecológica avançam nos territórios Guarani do Oeste e Litoral do Paraná
OPANÁ: Chão Indígena conclui etapa de construção dos planos comunitários com as 32 comunidades Guarani do Oeste e Litoral paranaense participantes do projeto.
Ana PaulaCertificação participativa amplia mercados para famílias do RS
Ações permitem que mais famílias sejam certificadas e assim, garantam à sociedade e às pessoas consumidoras, a qualidade e a conformidade dos produtos orgânicos produzidos e comercializados.
Rocheli WProjeto OPANÁ realiza primeiras oficinas de educação antirracista no Paraná
Projeto OPANÁ: Chão Indígena realiza as primeiras oficinas de educação antirracista nas regiões Oeste e Litoral do Paraná. O objetivo das ações é promover diálogos sobre o racismo no ambiente escolar e fortalecer práticas pedagógicas antirracistas.
Ana PaulaParceria com a FUNAI leva sementes tradicionais às comunidades Guarani no Paraná
Parceria entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o projeto OPANÁ: Chão Indígena distribui sementes tradicionais aos povos Avá e Mbya Guarani do Oeste e do Litoral paranaense. Mais de uma tonelada de sementes serão plantadas em comunidades indígenas nestas regiões.
Fabio FLD