Depoimentos

Desde a sua fundação, em julho de 2000, a FLD tem exercido seu propósito: ‘Trabalhar com grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas, sem discriminação de etnia, gênero, convicção política ou credo religioso’.

Altemir Labes
P. Altemir Labes Diretor geral da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI)

Agradecemos o trabalho da FLD e a parceria que temos para, em conjunto, lançar sementes de amor e da graça de Deus, anunciando vida digna para todas as pessoas, por meio da diaconia!

Bárbara L. H. V. Surkamp
Bárbara L. H. V. Surkamp Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE)

A diaconia é uma maneira de viver a profecia: denunciando as injustiças e anunciando a vida em abundância com a realização de todos os direitos humanos para todas, todos e todes. Viva a vida! Vida longa à ação da diaconia profética da FLD.

Coordenação Nacional MNDH
Coordenação Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Ter uma organização religiosa, como a FLD, na luta pela construção de um país mais justo faz toda a diferença. E é na luta pela democracia, pelo respeito à diversidade e pela afirmação dos direitos humanos que nos encontramos.

Iara Pietricovsky
Iara Pietricovsky Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Ainda possuo uma bela camiseta que recebi da FLD em 2006 com a frase ‘Projetos de vida para um mundo melhor. Acompanhando a trajetória da Fundação por todos estes anos até hoje, me impressiona sempre a garra, coragem, competência e sobretudo o carinho com que a entidade se engaja nesta bela missão.

Luciano Wolff
Luciano Wolff Consultor independente para Assuntos de Cooperação Internacional

A Fundação Luterana de Diaconia tem sido uma parceira fundamental para a promoção da igualdade de gênero e para a garantia dos direitos humanos das mulheres.

Márcia Soares
Márcia Soares Diretora executiva da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos

O assassinato da minha filha Marielle impulsionou aquilo de mais precioso que guardo no coração: a fé. E foi através da fé que conheci a FLD e o seu trabalho na defesa dos direitos humanos.

Marinete da Silva
Marinete da Silva Mãe de Marielle Franco

Através das formações da FLD, eu tive a oportunidade de ampliar meus horizontes. Foi como se eu estivesse desabrochando enquanto mulher negra e catadora de materiais recicláveis. Eu me tornei uma mulher forte, decidida, que luta pelo que acredita.

Rosângela Terezinha Nunes
Rosangela Terezinha Nunes Catadora de materiais recicláveis na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat)

A Fundação Luterana de Diaconia é uma importante ramificação diaconal da IECLB, com atuação destacada em diversos âmbitos. Desde a sua criação, pelo Conselho da Igreja no ano 2000, a FLD desenvolve e apoia projetos diaconais. Com gratidão, celebramos o trabalho diaconal que alivia dores, promove vida digna e renova a esperança do reino de Deus.

Pa Silvia B. Genz
Pa Silvia B. Genz Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)

Sua atuação tem sido muito importante para as lutas em defesa dos direitos no Brasil através de uma Diaconia Transformadora. Que a Divina Ruah continue inspirando esta instituição em seu testemunho de uma fé comprometida com a justiça social, com a vida digna e o Bem Viver.

Rev. Sônia Gomes Mota
Rev. Sônia Gomes Mota Diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE)

Agradeço muito à FLD por nossa caminhada, nossa parceria, que sempre vai andar iluminada pelo Nhanderu. Temos que fazer sempre parceria junto, sofrer junto, isso é muito importante para mim. Muito obrigada por estar junto no projeto, que é nosso. Estamos de parabéns também.

Talcira Gomes
Talcira Gomes Indígena Guarani Mbya e cacica da aldeia Pará Rokê, Rio Grande/RS

A FLD é uma voz indispensável e incansável afirmando a diversidade da sociedade brasileira. Contestando e resistindo ao racismo, à misoginia, à LGBTIQfobia e à cultura da morte, respondendo com uma visão e teologia humana e humanista.

Tina Kleiber
Tina Kleiber Assessora de gênero do Programa Internacional da Pão para o Mundo

FLD completa a maioridade com muita dignidade. E nós, mulheres de terreiro, estamos juntas para declarar nossa parceria na luta incondicional pela fé na democracia que esta Fundação representa.

Ìyá Sandrali de Oxum
Ìyá Sandrali de Oxum Autoridade Civilizatória de Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica