Violência Religiosa
Embora não seja citada na Lei Maria da Penha (11.340/2006), a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) entende que a violência religiosa precisa ser considerada na dinâmica da violência doméstica e familiar. A violência religiosa é qualquer conduta que se utilize dos textos sagrados e tradições religiosas para oprimir, silenciar, subjugar ou culpabilizar mulheres e meninas, seja no âmbito doméstico e familiar, como também na própria comunidade religiosa.
A violência religiosa pode acontecer quando um determinado conjunto de crenças e textos sagrados ou tradições orais, são utilizados para justificar condutas machistas, perpetuando controle e silenciamento das mulheres e meninas, quando estas estão em situação de violência, por exemplo.
As comunidades religiosas possuem um papel muito importante no enfrentamento à violência doméstica e familiar e no acolhimento às pessoas que sofrem violações, muitas dessas dentro de casa. Algumas iniciativas têm surgido dos espaços religiosos com intuito de garantir vida digna e livre de violência para todas as pessoas. Uma vida sem violência é um direito humano!
Fontes:
Acesse o livreto Nem Tão Doce Lar através do link: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Baixe o caderno: Justiça de Gênero e Diaconia Transformadora: superando violências e preconceitos! CLIQUE AQUI PARA BAIXAR