Educação para a Solidariedade

A semente do projeto Educação para a Solidariedade e Paz foi lançada em São Leopoldo, no ano de 2012, com a realização do I Seminário de Educação para a Solidariedade, por meio de uma parceria entre a Fundação Luterana de Diaconia e Rede Sinodal de Educação (RSE).

Em 2017, foi constituído o grupo de trabalho com representações de escolas, Fundação Luterana de Diaconia e Coordenação Pedagógica da Rede Sinodal de Educação, para reunir as iniciativas, avaliar o que já acontece, trocar experiências, aprofundar esse trabalho na RSE de forma que se fortaleçam os princípios da Educação Luterana no Brasil e fora do país.

As escolas da Rede Sinodal de Educação:

  • São espaços de testemunho da fé cristã-luterana, através da prática de amor.
  • Têm como missão educacional formar cidadãs e cidadãos éticos, que se preocupam com o oikos (casa de solidariedade e paz) e a sustentabilidade da vida no planeta.
  • São, ao mesmo tempo, proféticas – denúncia e anúncio – e visionárias, pois auxiliam estudantes a projetarem novos rumos para a sociedade/mundo.
  • Têm a ver com a dimensão da integralidade do ser humano.
  • Realizam projetos de ação diaconal comunitária e ações sociais em seu âmbito e também com setores e departamentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), entre as quais Fundação Luterana de Diaconia, o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

Objetivos do projeto

  • Divulgar iniciativas existentes nas escolas da Rede Sinodal de Educação, na temática da Educação para a Solidariedade e Paz.
  • Auxiliar na elaboração de projetos de Educação para a Solidariedade e Paz.
  • Divulgar subsídios e grupos de trabalho que podem dar assessoria para as temáticas da Educação para a Solidariedade e Paz, a serem trabalhadas nas escolas.
  • Oferecer espaços de partilha de experiência e de formação, sob o tema Educação para a Solidariedade e Paz.
  • Fortalecer o trabalho missionário e visionário das escolas da Rede Sinodal de Educação.
  • Ampliar as parcerias entre setores e departamentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Rede Sinodal de Educação, incluindo organizações do exterior.

Parcerias em projetos de Educação para a Solidariedade e Paz

Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é uma organização da sociedade civil, criada pela IECLB, que atua em todo o território nacional, nas áreas de justiça socioambiental, justiça econômica, defesa de direitos, diaconia e ajuda humanitária. Sua atuação envolve o apoio a projetos por meio do Programa de Pequenos Projetos, a defesa dos direitos indígenas por meio do Conselho de Missão entre Povos Indígenas e a promoção da agroecologia por meio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia. Além disso, executa iniciativas, entre as o projeto Educação para Solidariedade e Paz, em parceria com a Rede Sinodal de Educação.

[email protected]


Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN): integra a FLD e atua por meio do Programa de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso, na formação de professoras e professores, abordando temáticas de povos indígenas na atualidade e interculturalidade, promovendo a participação das pessoas indígenas nos momentos de formação. Junto às escolas podem ser realizadas oficinas e distribuídos materiais como exposições fotográficas, cadernos de estudos, vídeos, livros e o Material da Semana dos Povos Indígenas.

[email protected]


Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA): integra a FLD e atua na assessoria a famílias e grupos da agricultura familiar, comunidades e povos tradicionais e cooperativas/associações, para produção, beneficiamento e comercialização de alimentos agroecológicos. Nas escolas podem ser realizadas oficinas de formação, ações de conscientização sobre alimentação saudável e assessoria em suas iniciativas agroecológicas. Desde 2016 vem desenvolvendo a Campanha Comida boa na Mesa.

[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected] 


Rede de Comércio Justo e Solidário: é uma articulação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), criada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), de fomento à economia solidária, que promove o fortalecimento de EES com foco na sustentabilidade e gestão democrática. Nas escolas podem ser realizadas feiras de economia solidária e oficinas sobre consumo responsável.

[email protected]


Nem Tão Doce Lar: trata-se de uma mostra que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência doméstica e familiar, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens. Nas escolas, podem ser realizadas oficinas de formação e exposições interativas.

[email protected]


Ajuda Humanitária: envolve a capacitação de comunidades e instituições para atuação em ajuda humanitária, a partir da abordagem de apoio psicossocial de base comunitária em emergências e o apoio a iniciativas de resposta imediata e de recuperação. Nas escolas podem ser realizadas oficinas de formação para atuação em situações de catástrofes.

[email protected]


Rede de Diaconia: é uma proposta de articulação das instituições diaconais (lares, creches) da IECLB, com foco no fortalecimento da sua atuação, formação, incidência pública e sustentabilidade. Entre as escolas e as instituições podem ser realizadas parcerias para visitas, oficinas e projetos em comum. Estudantes podem também se engajar em intercâmbios junto às instituições diaconais, por meio de uma parceria entre a Rede de Diaconia e Conselho Nacional de Juventude da IECLB.

[email protected]


SERPAZ – Serviço de Paz: é uma organização que trabalha para educar para uma cultura de paz, especialmente através do Projeto Alternativas à Violência – que habilita para uma comunicação não-violenta, resolução não-violenta de conflitos e criação de comunidades de confiança. Junto às escolas, pode realizar oficinas, cursos e dinâmicas de sensibilização.

[email protected] 


Secretaria de Ação Comunitária da IECLB – Programa Fortalecimento da Ação Comunitária: promove formação e publicações em diversas áreas, tais como: incentivo à participação de jovens em trabalhos diaconais; atividades teóricas e práticas para crianças, adolescentes e jovens; cursos sobre respeito e justiça nas relações entre homens e mulheres; subsídios para inclusão de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida; exercícios de superações de estresse causado por violências.

[email protected] 

Global Pedagogical Network: é uma rede internacional de instituições educacionais protestantes, como escolas e universidades, bem como igrejas e organizações que as apoiam. Ligados pelas raízes comuns da Reforma, membros de diferentes denominações protestantes mantêm contato, buscando aprender uns com os outros, para o desenvolvimento de uma educação de alta qualidade, além de promover a solidariedade e a paz em todo o mundo.

www.gpenreformation.net