Masculinidades Saudáveis

Masculinidades Saudáveis

As ilustrações são de uso exclusivo da metodologia Nem Tão Doce Lar – direitos autorais cedidos pelo autor/ilustrador Laércio Cubas Jr à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

A definição de caixa dos homens envolve um conjunto de comportamentos pré-definidos do que é ser homem em uma cultura permeada pelo machismo. Entre as atribuições estão: ser forte, agressivo, destemido, herói dos filhos, sempre seguro, provedor, competitivo, sexualmente ativo, dominador, não demonstrar emoções, atributos em que os homens sempre buscam um ideal inatingível.  Para muitos deles, permanecer com os privilégios que o machismo garante, exige um comportamento de risco. Dirigir em alta velocidade, se envolver em brigas, ingerir bebidas alcoólicas em excesso, impor sua vontade através da força, forjar uma sexualidade construída com base na pornografia, sofrer as perdas em silêncio, tudo isso parece ser parte de um manual de comportamentos a ser adotado desde muito jovem. Os grupos reflexivos para homens autores de violência, previstos no artigo 22 da Lei 11.340/2006 – Maria da Penha, são fundamentais para o processo reflexivo e de mudança de comportamento a uma masculinidade saudável. Em junho de 2021, a Lei 14.164 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e instituir a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser celebrada todos os anos no mês de março.

Assista o documentário: O Silêncio dos Homens – disponível em youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE

Assista o documentário: Precisamos falar com os homens! – disponível em youtube.com/watch?v=jyKxmACaS5Q

Conheça a Campanha do Laço Branco – Mobilização Mundial de Homens pelo fim da violência contra as mulheres: www.gov.br/pt-br/noticias/

 

 

VEJA MAIS