DOAR AGORA

Em roda, grupos celebram o lançamento de publicação sobre gestão democrática na criação de projetos sociais

Em roda, grupos celebram o lançamento de publicação sobre gestão democrática na criação de projetos sociais
20 de abril de 2023 Comunicação FLD
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

Na noite do dia 18 de abril, a sede da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em Porto Alegre (RS), recebeu uma bonita roda para o lançamento do caderno Grupos em Roda: Democratizando a Gestão de Projetos Sociais com Justiça de Gênero. O encontro reuniu pessoas que fizeram parte da construção do caderno e representantes de projetos apoiados pelo Programa de Pequeno Projetos (PPP).

O caderno traz informações sobre o que é a gestão democrática na criação de projetos sociais e como praticá-la com justiça de gênero, além de trazer ferramentas para a elaboração de projetos, de forma a se somar às práticas dos grupos e organizações de diferentes territórios.

Resultado de um trabalho coletivo, o caderno foi feito ao longo do acompanhamento aos grupos e projetos apoiados por meio do PPP e se materializou a partir de formações realizadas nos últimos anos nas temáticas da gestão democrática com justiça de gênero e da elaboração de projetos.

Segundo Julia Witt, coordenadora do Programa de Pequenos Projetos e pessoa que mediou o encontro, o PPP “além do apoio financeiro aos grupos e coletivos, é um programa que se propõe e estar ao lado dos grupos e uma das temáticas que perpassa nos últimos tempos é a gestão democrática com justiça de gênero. O aprendizado de encontros aparece sistematizado nesse caderno para que seja utilizado nos territórios”.

Fazendo parte do momento de celebração e partilhas, houve a intervenção artística de MC Brendon SL, militante do Levante Popular da Juventude e morador da Grande Cruzeiro. A Pa. Cibele Kuss, secretária executiva da FLD-COMIN-CAPA deu as boas vindas às pessoas participantes, e Cristian Metz, assessor de relacionamento da FLD, finalizou com o convite para que todas e todos conheçam a campanha Projetos de Vida.

Grupos em roda

“Quando a parceria é boa, quando o trabalho faz sentido, quando a gente se motiva por aquilo, quando o trabalho dialoga com o que a gente sonha e gosta de fazer, dá essa vontade, essa gana. E o resultado está aí”, afirmou Pedro de Almeida Costa, docente e representante do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEGA/UFRGS), parceiro na contribuição com a construção do caderno.

Ana Mercedes, também representante do NEGA, reafirmou a oportunidade das e dos estudantes da universidade pública aprenderem e estarem juntas e juntos com quem constrói a economia solidária. “Nosso papel na universidade é produzir conteúdo junto com a sociedade”.

A roda teve a participação também de mulheres que fizeram a revisão do caderno, como Maria Rejane Aurélio da Silva, da Associação Mulheres Educando e Semeando (AMES), de Porto Alegre, e Sueli Angelita da Silva, da Associação de Artesãos da Feitoria (ASAF), de São Leopoldo (RS), que contaram a experiência dos encontros e seus projetos.

“Foi muito interessante quando a gente foi chamada, porque a gente tinha experiência em fazer projetos, e algumas coisas a gente foi se dando conta, como perceber que a gente tinha uma linguagem e essa linguagem não chega. Percebe-se que a linguagem é muito intelectual. Quando eu fui chamada pra fazer a cartilha, eu pensei exatamente nisso: pra quem é isso?”, relatou Sueli. “Acho que é com isso que a gente construiu a cartilha. As pessoas tem condição de ler entender e aplicar. Porque a linguagem é de fácil acesso.”

Maria Rejane ressaltou a importância de se tratar da justiça de gênero. “É preciso conversar sobre isso, ter mais conscientização sobre esse tema. A gente que é da economia solidária e busca trabalhar de forma coletiva, busca a cooperação, a gente precisa também buscar essa justiça de gênero. Se é um trabalho coletivo, que todo mundo tenha voz, tenha respeito com as demais opiniões e sua diversidade”.

O evento foi transmitido ao vivo através do canal do Youtube e Facebook da FLD.

  • Assista ao lançamento abaixo: