DOAR AGORA

Diaconia e justiça de gênero são temas de oficina da IBML com assessoria da FLD

Diaconia e justiça de gênero são temas de oficina da IBML com assessoria da FLD
3 de julho de 2024 Comunicação FLD
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

Nos dias 28 e 29 de junho, a Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML) recebeu a assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Pa Renate Gierus, para a oficina Diaconia Transformadora e Justiça de Gênero – o protagonismo das mulheres na igreja, na diaconia e na sociedade. A atividade aconteceu no Centro de Integração Martinho (CIM), em Belo Horizonte (MG).

A oficina faz parte do projeto “Fortalecer é preciso, qualificar é consequência”, apoiado pelo Programa de Pequenos Projetos da FLD. O projeto tem como objetivo promover o fortalecimento institucional da IBML, para uma atuação cada vez mais qualificada e comprometida com a promoção e defesa de direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas. 

Para isso, a organização irá concluir seu planejamento institucional, seguindo recomendação de avaliação externa realizada em 2022, e realizar processo de formação com pessoas da gestão, das equipes e da governança, com convite estendido às lideranças da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH).

A justiça de gênero é um dos temas desse processo por sua relevância e necessidade de melhor compreensão. “Foi excelente a formação, absorvi muitas informações. O conteúdo é importantíssimo e nos faz refletir e ansiar por transformações”, afirmou Sandra Ebert Ferreira de Lima, presidenta da CECLBH.

Cleudiosmiro Gonçalves, auxiliar administrativo do CIM, ressaltou a importância do conhecimento compartilhado. “O tema por si só é de grande relevância. Na maioria do tempo, busquei aprender e absorver os conhecimentos e histórias compartilhadas. Mesmo sendo um homem negro e tendo minha própria carga de discriminação e sofrimento ao longo da minha vida, vi que as mulheres negras e mulheres por si só ainda sofrem mais na nossa sociedade. A oficina deu mais ferramentas de compreensão para entender as mulheres, as mães dos educandos do CIM e com as quais eu trabalho”.

Além da oficina realizada em junho, a IBML ainda irá promover novos momentos formativos presenciais, a partir do projeto, com as temáticas do racismo e branquitude e mobilização de recursos. As formações também serão momentos de preparação das pessoas da instituição para a continuidade do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da IBML.

Participaram da oficina pessoas da equipe, governança e gestão da IBML. Foto: Equipe IBML

Projeto Voltando a Tocar Pela Vida

Além do projeto “Fortalecer é preciso, qualificar é consequência”, o Programa de Pequenos Projetos da FLD também está apoiando o projeto “Voltando a Tocar Pela Vida”, do Centro de Integração Martinho, uma das três unidades da IBML. 

O projeto é uma proposta de retomada do coral de flautas Tocando pela Vida (TPV), importante trabalho do CIM que, por 21 anos, oportunizou o desenvolvimento na área da música e de habilidades socioemocionais para crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra, maior complexo de favelas de Minas Gerais. As oficinas de flauta e os ensaios do TPV estavam interrompidos desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

Como assessora dos dois projetos, nos dias em que esteve em Belo Horizonte, Renate também acompanhou o desenvolvimento de suas atividades a partir de visitas à instituição e reuniões com pessoas da equipe envolvidas.