Ocorreu na terça-feira, dia 14 de outubro, uma reunião entre integrantes do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), do Grupo Identidade da Faculdades EST – por meio do Projeto Negritude, financiado pela Evangelical Lutheran in America (ELCA) – e da FLD para articular ações conjuntas que possam contribuir para a resolução de demandas e o fortalecimento de potenciais das comunidades quilombolas ligadas ao Projeto Pampa.
Na reunião, foram apresentadas características e dados de comunidades localizadas na região do Bioma Pampa, incluindo necessidades e potencialidades que foram constatadas por meio de visitas às localidades, junto a conversas e caminhadas pela região.
“Algumas comunidades quilombolas da região da fronteira oeste do RS ainda possuem demandas básicas, como acesso a água, saneamento básico e moradias adequadas. Apresentam grandes potenciais, principalmente com relação ao artesanato em lã de ovelha, mas faltam espaços adequados para a produção. Estamos buscando parcerias para articular ações que possam facilitar o acesso dessas comunidades a políticas públicas para suprir essas necessidades”, disse a assessora técnica do Projeto Pampa da FLD, Beatriz Osorio Stumpf.