Com o objetivo de contribuir para a construção e implementação das Políticas Nacional e Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS) será realizada, nos próximos dias 9 e 10 de agosto, na sede da Cooperativa de Catadores (Cootracar), em Gravataí, a Conferência Microrregional da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí – Vamos cuidar do Brasil.
A partir do tema Resíduos Sólidos, o encontro quer sensibilizar e mobilizar a comunidade para a discussão e a implementação da PNRS, enfatizando no consumo sustentável, na redução dos impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental.
Além disso, a proposta abre um espaço de participação e informação à sociedade civil sobre políticas ambientais e sobre a PNRS, e as exigências que devem ser cumpridas no que se refere a esta pelos governos federal, estaduais e municipais.
As organizações que chamam a conferência são o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Fundação Luterana de Diaconia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APNVG), Cooperativa dos Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis Comércio e Indústria de Materiais Recicláveis (Cootracar), Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção/RS (Abes-RS), Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe/RS), Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada (Ascat).
O patrocínio é do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, Banrisul, Corsan, Abes, CUT, MNCR e FLD. O evento está aberto à população dos municípios que compõem a bacia do rio Gravataí. A entrada é franca.
- O quê: Conferência Microrregional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
- Quando: dias 9 e 10 de agosto de 2013.
- Onde: Sede da Cootracar, Estrada Henrique Closs, 3637, Bairro Santa Tecla, Gravataí (RS).
Programa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas implicações serão discutidas a partir de texto-orientador elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a seguinte estrutura: Eixo temático I – Produção e Consumo Sustentáveis; Eixo temático II – Redução dos Impactos Ambientais; Eixo temático III – Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Eixo temático IV – Educação Ambiental.
As palestras e os grupos de trabalho serão organizados a partir destes quatro enfoques, com espaços para a participação popular.
Dia 9, sexta-feira
- 13h30min – Credenciamento
- 14h – Abertura oficial
- 15h – Aprovação do regimento interno
- 15h30min – Painel Gestão dos Resíduos Sólidos
- 16h30min – Lançamento do Livro do Cataforte
- 17h – Entrega de equipamentos à Cootracar
Dia 10, sábado
- 8h30min às 10h – Credenciamento
- 9h – Abertura e apresentação dos painéis (mediador de Sérgio Cardoso, Associação de Preservação do Vale do Gravataí):
- Produção e Consumo Sustentável (Margaret Matos de Carvalho, Instituto Lixo e Cidadania).
- Redução de Impactos Ambientais (Jackson Müller, Fundação Municipal do Meio Ambiente).
- Geração de Trabalho, Emprego e Renda (Cristiano Benites, Secretaria Geral da Presidência da República e Fundação Luterana de Diaconia).
- Educação Ambiental (David Cafruni, Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeirinha).
Foto: Carlos Edler/FLD ACT