Um dos grandes espaços da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ), é o Religiões por Direitos, identificado como uma coalizão ecumênica e inter-religiosa. O objetivo é dar maior visibilidade e maior participação de organizações, expressões e grupos religiosos no evento.
É neste espaço que a FLD promoveu no dia 15 a oficina sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional com a Conservação dos Biomas Brasileiros, que teve a participação de representantes do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), do Sul do Brasil, e do Programa de Formação e Educação Comunitária (Profec), de Duque de Caxias (RJ).
A iniciativa reúne três níveis de convergência que já existiam e que estão se reunindo para a Cúpula dos Povos:
- A articulação ecumênica nacional do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FE ACT Brasil), onde estão reunidos organismos ecumênicos de apoio a projetos de desenvolvimento, igrejas e conselhos de igrejas.
- A cooperação internacional ecumênica oriunda da membresia do Conselho Mundial de Igrejas, da Aliança ACT e a Ecumenical Advocacy Alliance, além das conexões diretas e indiretas através do PAD (PAD- Processo de Articulação e Diálogo das Agências Ecumênicas e seus Parceiros no Brasil), CIDSE, APRODEV e a Aliança Anglicana.
- O grupo inter-religioso do Rio de Janeiro, com seu legado da ECO 92 e sua articulação multilateral.
Os eventos realizados abordam questões de Soberania Alimentar, Mudanças Climáticas, Juventude e Justiça Ambiental, Novos Paradigmas e Desenvolvimento Sustentável, Povos Tradicionais de Terreiros e Paz, Conflitos Religiosos e Bens Comuns.
Acompanhe as notícias e novidades do espaço Religiões por Direitos no http://religioespordireitos.blogspot.com.br/