A Comissão de Avaliação de Projetos da FLD está reunida desde o dia 23, quarta-feira, em Porto Alegre (RS), fazendo a análise dos projetos recebidos e pré-selecionados nos últimos editais. De um total de 137 projetos recebidos, 122 foram pré-selecionados dentro dos quatro editais, referentes aos temas de Economia Solidária e Comércio Justo, Soberania e Segurança Alimentar, Diaconia e Juventudes e o Direito à Comunicação. A reunião termina hoje, sexta-feira, à tarde.
A comissão de avaliação de projetos é interdisciplinar, representativa de diferentes regiões do Brasil e de diversas instituições, sendo integrada por sete titulares e sete suplentes. Para análise dos projetos, são considerados os seguintes critérios:
- Coerência entre os objetivos, atividades, resultados esperados, cronograma e orçamento.
- Elaboração e gestão participativa do projeto com protagonismo do público envolvido.
- Inclusão de um dos seguintes temas de forma transversal no projeto: “Equidade de Gênero”, “Superação de violências e preconceitos” e “Protagonismo” (temas transversais da FLD).
- Parceria com outras organizações na execução do projeto.
- Potencial de criar e/ou fortalecer articulações e redes.
- Potencial de articulação e incidência em políticas públicas.
- Potencial de replicabilidade.
- Projeção de ações posteriores onde serão utilizadas experiências/conhecimentos produzidos pelo projeto.
- Caráter inovador e criativo.
- Relevância do projeto para o desenvolvimento local sustentável, respeitando a diversidade étnica, cultural e religiosa.
A lista dos projetos aprovados será divulgada pela FLD no dia 4 de junho.