Em um mundo globalizado, com informações rápidas e acessíveis para a maioria das pessoas, o que fazer para se destacar? “Cuidar muito e reforçar a imagem da marca”, ensinou a publicitária Débora Lindner Zambiasi, ao falar no dia 15 para os conselheiros e conselheiras da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Débora, junto com o pastor e comunicador Clovis Lindner, apresentou o tema Comunicação Institucional: o caminho para o sólido crescimento organizacional, na assembleia anual que está sendo realizada em São Leopoldo (RS), de 15 a 17 de março.
“Mas não adianta apenas trabalhar o fortalecimento e reconhecimento da marca”, afirmou a publicitária. As organizações precisam divulgar o que fazem e criar uma relação de confiança. “Assim como nossa confiança é maior em alguém conhecido, o público também confia mais em organizações que são transparentes.”
Transparência é um dos itens destacados pela nova Política de Comunicação da FLD, lançada logo após a palestra. Construída de forma participativa por um grupo de trabalho integrado por representantes de parceiros e grupos apoiados, o documento define a Comunicação da FLD como inteligência competitiva, solidária e relacional. “O alto nível de competição na atualidade exige uma postura proativa, e para a FLD não é diferente. Isso, no entanto, não significa que devemos ser agressivos, seguindo uma lógica de mercado. Por isso, a ênfase na ideia da solidariedade”, avaliou o secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock.
O novo site da organização (em www.fld.com.br), que já está no ar, o facebook (http://www.facebook.com/FLDact ) e o twitter (@fldactalliance) também foram apresentados ontem, junto com o Manual do Uso da Marca e o Plano de Comunicação 2012. “Tudo isso foi construído com a dedicação da equipe e de nossos parceiros. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Bock.