DOAR AGORA

Associação de catadoras e catadores recebe equipamento para Coleta Seletiva Solidária

Associação de catadoras e catadores recebe equipamento para Coleta Seletiva Solidária
7 de outubro de 2015 zweiarts

Na terça-feira, dia 6 de outubro, a Associação de Catadoras e Catadores de Amigos da Natureza de Uruguaiana (ACLAN), no Rio Grande do Sul, recebeu, em ato oficial, a chave do caminhão que fará o transporte de materiais, incrementado o trabalho de Coleta Seletiva Solidária que realiza no município.

Na ocasião, fizeram uso da palavra a coordenadora da ACLAN, Tugira Cardoso, a secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, bispo Dom Aloísio Dilli, secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, o secretário do Meio Ambiente, Vitor Gediel Machado, e o prefeito Luiz Augusto Schneider.

Na mesma tarde, foram entregues na Central de Triagem que pertence à ACLAN uma prensa hidráulica, uma esteira mecânica, um elevador de carga e uma balança digital.

Os equipamentos foram adquiridos via a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), com apoio da FLD e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

A prefeitura de Uruguaiana, por sua vez, construiu a Central de Triagem, com participação da extinta secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), e firmou contrato com a ACLAN, criando e fortalecendo ações de inclusão social e atendendo orientações da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Resultados como estes, em grande parte, têm vindo do empoderamento dos membros da ACLAN e de outras associações e outras cooperativas da região por meio do projeto Catadoras e Catadores em rede, executado pela FLD, em parceria com o MNCR, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.