DOAR AGORA

Atividade na área de coleta de materiais apresenta desafios e oportunidades

Atividade na área de coleta de materiais apresenta desafios e oportunidades
20 de junho de 2015 zweiarts

Gerno Dias Prado, 52, nasceu em Barra do Ribeiro, mas reside em Porto Alegre (RS) desde os seis anos. Pai de duas filhas e de três filhos, começou a trabalhar muito cedo como catador de materiais recicláveis, forma pela qual sustentou sua família. “Entrei para o trabalho por minha vontade, gosto de trabalhar na área, sempre gostei”, afirma Gerno.

Atualmente, ele está na Coordenação da Cooperativa de Reciclagem de Resíduos sólidos do bairro Restinga (CooperTinga), em Porto Alegre, que congrega cerca de 60 colaboradoras e colaboradores. A cooperativa integra a CATAPOA, uma das redes apoiadas pelo projeto Catadoras e Catadores em Rede, financiado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Entre as inúmeras oportunidades vividas por Gerno, a partir do seu engajamento na atividade e também como membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, está a participação na IFAT Trade Fair 2014, em Munique, na Alemanha (na foto). A IFAT é uma das maiores feiras de estratégias e soluções inteligentes para gestão de água, esgotos e resíduos.