DOAR AGORA

Autogestão solidária é tema de formação na fronteira Oeste do RS

Autogestão solidária é tema de formação na fronteira Oeste do RS
15 de junho de 2015 zweiarts

No dia 24 de abril de 2015, a equipe da FLD, vinculada ao Projeto Catadoras e Catadores em Rede, que tem patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, esteve no município de Uruguaiana (RS) para realizar formação sobre gestão administrativa e operacional de cooperativas e associações. A iniciativa contou com a participação de 24 pessoas, representando organizações dos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Nova Esperança do Sul, Quaraí, Santiago, São Francisco de Assis e São Borja.

As formações, realizadas para representantes das redes de catadoras e de catadores do estado do Rio Grande do Sul, também vinculadas ao Projeto Pampa, buscam promover a implementação de instrumentos de autogestão solidária. Ainda, tem como objetivo fortalecer o avanço de catadoras e de catadores na condução de cadeias produtivas solidárias.

A metodologia utilizada foi “aprender fazendo” e a parte teórica foi transmitida via a Cartilha Catadoras e Catadores em Rede, desenvolvida especialmente para o projeto. Já a prática ocorreu via o acompanhamento das atividades das integrantes e dos integrantes da Associação de Catadoras e de Catadores Amigos da Natureza (Aclan), durante a realização da Coleta Seletiva Solidária na cidade.