DOAR AGORA

Catapoa dá início à comercialização em rede no mês de dezembro

Catapoa dá início à comercialização em rede no mês de dezembro
7 de dezembro de 2015 zweiarts

A partir do dia 15 de dezembro, as cooperativas que integram a Rede Catapoa vão realizar a primeira venda em conjunto, depois de todo um processo para a elaboração de um plano de negócios. Pelo volume maior de material, a comercialização em rede garante a venda direta à indústria, sem a figura do atravessador. Desta forma, o valor obtido é repassado integralmente para as cooperativas.

Em um primeiro momento, o material comercializado é o isopor. Nove cooperativas foram visitadas nas últimas semanas, para receberem informações sobre a separação, o armazenamento e a entrega do material: Ascat, Accat, Coopertinga e Rubem Berta, em Porto Alegre (RS); Acata e ACT Torotama, em Alvorada (RS); Cootre, em Esteio (RS); Renascer, em Canoas (RS); Uniciclar, em São Leopoldo (RS); e ACB, em Barra do Ribeiro (RS). Por decisão do coletivo, os valores obtidos com a venda comporão um fundo, para assegurar capital de giro para as cooperativas que integram a Catapoa.

Para sua implantação, a comercialização em rede teve apoio do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.