DOAR AGORA

Projeto Catadoras e Catadores em Rede é apresentado em seminário da Infraero

Projeto Catadoras e Catadores em Rede é apresentado em seminário da Infraero
7 de dezembro de 2015 zweiarts

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) participou, por meio do projeto Catadoras e Catadores em Rede, do II Seminário sobre Gestão dos Resíduos Sólidos, realizado pela Infraero nos dia 17 de novembro, em Porto Alegre (RS). O tema abordado pela FLD foi a gestão do processo de implantação da unidade de beneficiamento de plástico, com inclusão de catadoras e catadores, prevista no projeto.

A unidade está localizada na cidade de Gravataí (RS), junto à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Santa Tecla (Cootracar), vinculada à Rede Coleta Seletiva Solidária. Os plásticos a serem beneficiados são o polipropileno (PP), matéria prima para a confecção de brinquedos, copos plásticos, seringas, cabos de ferramentas, e o polietileno (PE), usado na produção de frascos de detergentes, de xampus, potes de sorvete, de azeite, entre outros.

Também participaram do seminário a coordenadora de Meio Ambiente da Infraero, Ana Paula Fagundes, falando sobre a gestão de resíduos na organização; o professor da UFRGS, Darci Barneci Campani, sobre a gestão ambiental na universidade e a gestão de resíduos; o articulador do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Alex Cardoso, sobre protagonistas da reciclagem; e Davidson Augusto Hirt, da empresa Natusomos, sobre reciclagem de materiais eletroeletrônicos.

Exposição

Além das palestras, o seminário teve ainda vídeos, debates e exposições. Entre estas, a mostra fotográfica Catadoras e Catadores em Rede – Fortalecendo a Reciclagem Popular -, da FLD, com imagens que mostram o dia-a-dia do trabalho de catação. A mostra tem como objetivo promover a visibilidade da Coleta Seletiva Solidária, além de sensibilizar a população para a importância da separação de materiais.

O projeto Catadoras e Catadores em Rede é executado pela FLD em parceria com o MNCR e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.