DOAR AGORA

Catadora celebra conquistas de cooperativa em Viamão (RS)

Catadora celebra conquistas de cooperativa em Viamão (RS)
15 de julho de 2016 zweiarts

Laura Helena machado Lemoyne, 38 anos, nasceu em Porto Alegre (RS), mas reside em Viamão (RS) desde os 18 anos. Mãe de dois filhos, Hector e Yuri, buscou na literatura parte dos seus aprendizados e, durante a sua primeira gestação, aprendeu o valor da reutilização de materiais. “Aprendi que poderia sobreviver da revalorização dos resíduos, da reutilização de materiais e da reciclagem como forma de trabalho, sustento e renda”, afirma.

Atualmente, está na Coordenação da Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), em Viamão, como membro fundadora, onde trabalha na gestão administrativa e representativa externa da cooperativa.

O espaço, que hoje congrega cerca de 28 membros cooperativadas, cooperativados e CLTs, funciona como uma porta de entrada para catadoras e catadores do município, abrindo a possibilidade de integração no sistema de coleta seletiva municipal.

“A cooperativa é uma entidade prestadora de serviços. Tem no campo de atuação o planejamento em conjunto do desenvolvimento e execução da coleta seletiva municipal. Trabalhamos de forma concreta, junto à sociedade, a questão de educação, sensibilização e conscientização ambiental”, afirma.

Desde que iniciaram suas atividades, as catadoras e os catadores traçaram metas de aprimoramento do seu trabalho. Hoje, são reconhecidos pelo poder público e pela sociedade como membros determinantes no processo de gestão de resíduos.

“Renovamos nosso contrato de prestação de serviço ao município sem nenhum registro de falha ou queixa relativo aos compromissos estabelecidos e ampliamos nossa atuação e nossos contratos junto a condomínios e empreendimentos, antes não integrantes.” Além disso, Laura garante se sentir abençoada por outras conquistas decisivas na qualidade do serviço. “Diversas e diversos membros da nossa entidade realizaram o curso de Gestão Ambiental e receberam certificação pelo PRONATEC. Hoje, conseguimos atender a todos os requisitos previstos na cooperativa (INSS, descanso anual remunerado, seguro de vida e acidentes do trabalho, refeitório no local com três refeições diárias, cursos de qualificação profissional dos membros em fomento as atividades da cooperativa, etc.) e estamos realizando, em parceria com a unidade local do SENAC, um trabalho de levantamento e diagnostico sobre prevenção quanto a riscos e cuidados relacionados ao nosso cotidiano de trabalho buscando aprimorar nossas atividades priorizando a segurança e o bem estar enquanto trabalhadoras e trabalhadores”, celebra.

A Coovir faz parte da Rede Coleta Solidária do Vale do Gravataí e participou das atividades do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.