Os equipamentos da Central de Beneficiamento de Plásticos, no município de Gravataí (RS), localizada junto à Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (Cootracar), estão sendo instalados. A operação vai beneficiar plásticos polietileno (PE) e polipropileno (PP), agregando valor e permitindo a venda direta do material para as indústrias. Os recursos para a implantação da central vêm do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD, em parceria com o MNCR e com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
“Com a iniciativa, vamos elevar o ganho das cooperadas e dos cooperados”, disse a catadora Ivanir dos Santos, representante da Cootracar no acompanhamento desta ação. “E a melhoria no ganho vem de forma direta, pois a Cootracar não visa lucro.” Ao mesmo tempo, como a central estava prevista no projeto, não houve necessidade de contribuição das cooperadas e cooperados para sua instalação. “Assim, foi possível receber mais pessoas que estavam esperando para trabalhar aqui.”
Os municípios no entorno também ganham com a implantação da central: não gastam recursos para a destinação dos resíduos para aterros, criam mais postos de trabalho e geram mais renda para a região.
“Estamos na fase de execução da parte elétrica geral do pavilhão e de estruturas metálicas que complementam as linhas de moagem e extrusão”, relatou a assessora de projetos da FLD, Adriane Schumacher da Costa, integrante da equipe que acompanha o projeto.
A operação conta com uma linha de lavagem e moagem, que está sendo revitalizada, e uma segunda linha, de extrusão, que está sendo montada, com uma seção de tratamento de efluentes. Além da construção do galpão e da compra de equipamentos, a iniciativa prevê a capacitação das catadoras e catadores que vão trabalhar no local.
A central de beneficiamento, neste primeiro momento de funcionamento, atenderá as cooperativas vinculadas à Rede Solidária – à qual a Cootracar integra –, da região do Vale do Gravataí, e estará gradualmente agregando as organizações das redes Catapampa e Catapoa.