DOAR AGORA

Central de beneficiamento de plásticos entra em fase final de implantação

Central de beneficiamento de plásticos entra em fase final de implantação
19 de maio de 2016 zweiarts

Os equipamentos da Central de Beneficiamento de Plásticos, no município de Gravataí (RS), localizada junto à Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (Cootracar), estão sendo instalados. A operação vai beneficiar plásticos polietileno (PE) e polipropileno (PP), agregando valor e permitindo a venda direta do material para as indústrias. Os recursos para a implantação da central vêm do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD, em parceria com o MNCR e com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

“Com a iniciativa, vamos elevar o ganho das cooperadas e dos cooperados”, disse a catadora Ivanir dos Santos, representante da Cootracar no acompanhamento desta ação. “E a melhoria no ganho vem de forma direta, pois a Cootracar não visa lucro.” Ao mesmo tempo, como a central estava prevista no projeto, não houve necessidade de contribuição das cooperadas e cooperados para sua instalação. “Assim, foi possível receber mais pessoas que estavam esperando para trabalhar aqui.”

Os municípios no entorno também ganham com a implantação da central: não gastam recursos para a destinação dos resíduos para aterros, criam mais postos de trabalho e geram mais renda para a região.

“Estamos na fase de execução da parte elétrica geral do pavilhão e de estruturas metálicas que complementam as linhas de moagem e extrusão”, relatou a assessora de projetos da FLD, Adriane Schumacher da Costa, integrante da equipe que acompanha o projeto.

A operação conta com uma linha de lavagem e moagem, que está sendo revitalizada, e uma segunda linha, de extrusão, que está sendo montada, com uma seção de tratamento de efluentes. Além da construção do galpão e da compra de equipamentos, a iniciativa prevê a capacitação das catadoras e catadores que vão trabalhar no local.

A central de beneficiamento, neste primeiro momento de funcionamento, atenderá as cooperativas vinculadas à Rede Solidária – à qual a Cootracar integra –, da região do Vale do Gravataí, e estará gradualmente agregando as organizações das redes Catapampa e Catapoa.