DOAR AGORA

Coleta Seletiva Solidária resulta em diminuição de custos para o município

Coleta Seletiva Solidária resulta em diminuição de custos para o município
20 de junho de 2016 zweiarts

Quais as vantagens de os municípios adotarem a Coleta Seletiva Solidária, com a contratação de empreendimentos de catadoras e catadores de materiais recicláveis, ao invés de pagarem empresas privadas para efetuar a tarefa? “Não apenas a diminuição no gasto de recursos públicos, mas a inclusão social de um público em situação de pobreza, com a garantia de seus direitos”, afirma a advogada Paula Garcez Correa da Silva, uma das responsáveis pela elaboração do Manual para Gestoras e Gestores Públicos, uma das publicações vinculadas ao projeto Catadoras e Catadores em Rede. Na foto, o processo de Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana, contratada pela prefeitura.

A publicação permite que gestoras e gestores conheçam mais sobre essa forma inovadora de contratação e compreendam a necessidade de flexibilizar alguns trâmites burocráticos, para atender este novo formato. Também se destina para informar integrantes de cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, de forma a compreenderem seus direitos.

Depois de finalizada, a publicação será disponibilizada em formato digital no site do projeto Catadoras e Catadores em Rede.

Foto: Cristiano Sant’Anna/Banco de Imagens FLD