DOAR AGORA

Cooperadas e cooperados da Cootracar visitam central de beneficiamento de polímeros em Dois Irmãos

Cooperadas e cooperados da Cootracar visitam central de beneficiamento de polímeros em Dois Irmãos
22 de julho de 2016 zweiarts

Cooperadas e cooperados da Cooperativa de Trabalhadores, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (Cootracar), de Gravataí (RS), visitaram, no dia 22 de julho, a central de beneficiamento de polímeros da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos. A visita faz parte das atividades do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e com patrocínio do programa Petrobras Socioambiental, que prevê a instalação de uma central de beneficiamento na cooperativa de Gravataí.

O objetivo da visita foi apresentar para a equipe da Cootracar as diversas fases do beneficiamento de polímeros como Polipropileno (PP) e Polietileno (PE). Estes plásticos, normalmente separados por qualidade e por cor, devem ser moídos, aglutinados e passar por uma extrusora. O processo permite que o material fique com a forma arredondada, como bolinhas de plástico, chamados pellets, que serão aproveitados na indústria para a fabricação de outros produtos.

Para o assessor técnico da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) Martín Zamora, é fundamental que os empreendimentos da economia solidária se unam para compartilhar seus conhecimentos tecnológicos. “Esta parceria fortalece as organizações frente ao mercado”, afirma o assessor.

Para Ivanir dos Santos, cooperada da Cootracar, a implantação da central de beneficiamento em Gravataí mostra a importância do trabalho das catadoras e dos catadores. “Esta central de beneficiamento vai mostrar que temos plenas condições de apresentar soluções para o tratamento dos resíduos. Estas soluções não são só para quem tira o seu sustento da reciclagem. São soluções para toda a sociedade”, finaliza.

A Cooperativa de Recicladores de Dois Irmãos é, assim como a Cootracar, um empreendimento econômico solidário, coordenado por catadoras e catadores de materiais recicláveis.