DOAR AGORA

Diagnósticos contribuem para planejamento e decisões estratégicas

Diagnósticos contribuem para planejamento e decisões estratégicas
10 de junho de 2016 zweiarts

Durante o projeto Catadoras e Catadores em Rede, foram realizados diagnósticos sobre a situação de 36 associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis no Rio Grande do Sul. Os diagnósticos contribuem para o planejamento dos empreendimentos e para a definição de ações estratégicas em rede. A partir dos dados, a rede Catapoa, da grande Porto Alegre, por exemplo, decidiu dar início à comercialização em conjunto, começando com isopor.

As agendas de visita para os diagnósticos foram definidas a cada início de mês, em reuniões da equipe do projeto. As informações referem-se às etapas da cadeia produtiva de reciclagem, autogestão, organização produtiva, segurança no trabalho, infraestrutura, equipamentos, dados da produção, atividades de formação e parcerias estabelecidas.

Depois de sistematizados, os dados irão integrar o livro de textos e fotos do Projeto Catadoras e Catadores em Rede, que está sendo finalizado. O projeto Catadoras e Catadores em Rede é realizado no Rio Grande do Sul e conta com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.