DOAR AGORA

Manual esclarece processo de adoção da Coleta Seletiva Solidária

Manual esclarece processo de adoção da Coleta Seletiva Solidária
19 de maio de 2016 zweiarts

A partir do projeto Catadoras e catadores em Rede, executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, estão sendo elaborados dois manuais – a proposta é esclarecer sobre a adoção da Coleta Seletiva Solidária por parte do poder público e fortalecer a gestão interna de associações e cooperativas.

O Manual para Gestoras e Gestores Públicos esclarece sobre o processo de adoção da Coleta Seletiva Solidária a partir da contratação de cooperativas e associações de catadoras e catadores. As orientações vêm da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em grande parte desconhecida pelas prefeituras. A publicação serve tanto para informar o poder público quanto para informar as e os integrantes das cooperativas, que a partir da sua leitura têm mais condições para exigir seus direitos.

O Manual de Gestão Administrativa é um guia específico para os empreendimentos, trazendo informações sobre procedimentos internos e disponibilizando modelos de formulários, entre os quais estatutos, cadastros de associadas e associados e atas de reuniões, entre outros.