DOAR AGORA

Software ajuda a qualificar gestão de empreendimentos

Software ajuda a qualificar gestão de empreendimentos
8 de agosto de 2016 zweiarts

Além de formações, o projeto Catadoras e Catadores em Rede viabilizou a instalação do software Catafácil, com objetivo de qualificar a gestão de cooperativas e associações de catadoras e catadores. O Catafácil integra gestão financeira, contábil e da produção em um só programa, promovendo a profissionalização das atividades. A implementação do software foi feita junto à Cooperativa de Catadores e Recicladores Santa Cruz do Sul (COOMCAT), no município de Santa Cruz do Sul (RS), e à Cooperativa de Trabalhadores, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (COOTRACAR), de Gravataí (RS).

Uma vez que não é um pacote de software fechado, é possível adequá-lo às características específicas de cada empreendimento. Essa lógica possibilita o desenvolvimento de um sistema com interface amigável para usuárias e usuários, também para pessoas que ainda não têm tanto contato com a informática.

Outro grande desafio que o Catafácil busca atender é a criação de estruturas informatizadas, possibilitando e potencializando redes de comercialização. O objetivo é criar sinergia entre as bases e agregar maior valor ao trabalho de catadoras e dos catadores.