DOAR AGORA

“Tenho orgulho de ser catadora”

“Tenho orgulho de ser catadora”
29 de julho de 2016 zweiarts

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (COOMCAT), vinculada à Rede Catapampa, no Rio Grande do Sul (RS), tem como coordenadora geral Vera Lúcia Flores da Rosa, de 47 anos. No seu trabalho diário, ela ressalta a parceria de Ângela Maria Nunes, de 50 anos, que atua como coordenadora de produção.

Vera trabalhou nas plantações de fumo da região e também foi doméstica, antes de começar na profissão de catadora, que já exerce há 13 anos. A razão da mudança foi o desemprego, junto com seu marido, na entressafra da plantação de fumo. Ela conta que quando começou, em 2003, a COOMCAT era ainda uma associação. Dependia de dois ônibus para chegar ao trabalho e ganhava cerca de R$ 30,00 por semana. Atualmente, o valor é maior, além da garantia de benefícios, como INSS.

No início, tinha vergonha de dizer que era catadora, até que percebeu que muitas pessoas elogiavam seu trabalho. Começou a sentir orgulho do que fazia. “Aquilo foi uma lição pra mim e agora pode ser passada para outras e outros”, comenta Vera, que hoje dá palestras em escolas e empresas, sobre a importância da coleta seletiva.