DOAR AGORA

Trabalho de catadoras e catadores é divulgado por meio de exposição fotográfica

Trabalho de catadoras e catadores é divulgado por meio de exposição fotográfica
22 de julho de 2016 zweiarts

Com o objetivo de promover o reconhecimento público do trabalho de catadoras e catadores de materiais recicláveis, como agentes de educação ambiental e como atores no processo de gestão de resíduos sólidos, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) montou uma exposição fotográfica, com 20 diferentes imagens do cotidiano de associações e cooperativas.

A exposição é uma das ações do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para a assessora de projetos da FLD e coordenadora do projeto, Marluí Tellier, a mostra tornou-se mais do que uma forma de divulgação do trabalho. “Por meio das imagens, comunicamos conquistas e perspectivas de inclusão socioeconômica, além de promover a importância da Coleta Seletiva Solidária e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, disse Marluí. “A PNRS determina a contratação, por parte das prefeituras, de cooperativas de catadoras e catadores como prestadoras de serviço da coleta seletiva nos municípios, ao invés de empresas”.

A exposição, que conta com outros materiais de comunicação, como folders que ajudam a explicar mais sobre o tema, já esteve nos municípios de Gravataí, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Rio Pardo, São Leopoldo e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Também foi montada em São Paulo (SP), no evento Expocatadores, em 2014.