DOAR AGORA

Trabalho na área de reciclagem oportuniza envolvimento em espaços políticos

Trabalho na área de reciclagem oportuniza envolvimento em espaços políticos
19 de maio de 2016 zweiarts

Gilmar da Silva, 47 anos (na foto, ao lado de Maria Tugira Cardoso), é casado com Ivanir dos Santos, tem dois filhos, e atua na área de coleta de materiais recicláveis há 15 anos. Antes disso, viajou pelo Brasil, trabalhando em carpintaria, borracharia, entre outras atividades. Vinculado à Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (Cootracar), em Gravataí (RS), ocupa ali a posição de coordenador geral.

Para Gilmar, trabalhar com materiais recicláveis é uma opção. “É mais do que cumprir tarefas, é assumir responsabilidade com outras pessoas.” Outra questão que diferencia a profissão de outras é o envolvimento com a preservação do meio ambiente. “Além de sustentar a família, passamos por um aprendizado e nos envolvemos com a militância em favor da ecologia”, afirma.

A solidariedade é algo que faz parte do dia a dia dos empreendimentos. Atualmente, um grupo da Cootracar está trabalhando com cooperadas e cooperados da Cooperativa Popular de Reciclagem de Sapucaia do Sul (Cooprevive), parceira na Rede Solidária, repassando a experiência de gestão. A formação fortalece a Cooprevive, contratada pela prefeitura de Sapucaia para realizar a Coleta Seletiva Solidária no município.

Mais um ponto destacado é a possibilidade de participar em espaços políticos e de formação, coisa que outros empregos dificilmente oferecem. “Envolver-se com políticas públicas, entender o que é cidadania, é uma grande realização”.

Como coordenador geral da Cootracar, também está envolvido na implantação da unidade de beneficiamento de plástico, localizada ao lado da cooperativa. A operação vai beneficiar plásticos polietileno (PE) e polipropileno (PP), agregando valor e permitindo a venda direta do material para as indústrias. Os recursos para a implantação da central vêm do projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela FLD, em parceria com o MNCR e com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.