DOAR AGORA

Tugira Cardoso: participação amplia conhecimento sobre direitos

Tugira Cardoso: participação amplia conhecimento sobre direitos
22 de julho de 2016 zweiarts

A catadora Tugira da Silva Cardoso é uma liderança reconhecida e respeitada, com uma longa caminhada – ela faz parte da Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), além de coordenar a Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan), em Uruguaiana (RS). Moradora no município, catou no lixão local por mais de 30 anos.

Junto com ela, outras 75 famílias da associação local e cerca de 200 pessoas “itinerantes” buscavam seu sustento. A partir da sua participação no movimento, criado em 2001, aprendeu muitas lições. “Eu e todas as pessoas que viviam no lixão pensávamos que só existia aquele lugar. Quando comecei a sair e participar de encontros, em outras cidades e mesmo em outros estados, passei a conhecer meus direitos e fiz as lutas pelos direitos das catadoras e dos catadores. Voltei para o lixão bem mais esclarecida e pude levar esclarecimento. Foi assim que conseguimos fundar a Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (Aclan).”

Tugira colabora ativamente com as ações desenvolvidas pelo projeto Catadoras e Catadores em Rede, executado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com o MNCR e patrocínio do programa Petrobras Socioambiental. Atualmente é uma das lideranças do movimento e o representa em diversos eventos.